Image

O site ajuda a sustentar a presença criativa

Como o site ajuda a sustentar essa presença criativa ao longo do tempo?
,

Como o site ajuda a sustentar essa presença criativa ao longo do tempo?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Na semana passada, falei sobre como o site é fundamental para os meus projetos, só para não dizer que é o principal de todos eles. E de como ele é um elemento indissociável da minha identidade, sendo parte integrante da minha vida há quase 18 anos. É uma resposta que eu estou escrevendo ao mesmo tempo da outra, afinal tudo se liga e tudo se articula. É onde eu posso mostrar arte, opinião, o que eu penso, o que eu quero dizer, enfim, eu posso ser o que eu quiser. E é assim que eu consigo sustentar a minha presença criativa ao longo do tempo, tendo um espaço onde eu posso organizar as minhas ideias do meu jeito.

No mês passado, o site completou 17 anos na certeza de que a renovação e a criatividade são fundamentais para manter esse projeto sólido por tanto tempo. E do quanto manter um projeto próprio é fundamental para manter a autonomia e a personalidade dos meus projetos. Uma questão de identidade, mais do que tudo. De ser reconhecido pelas suas marcas e ideias. Agora o site caminha para a sua maioridade, amadurecendo ao longo do tempo e me ajudando a conquistar credibilidade e autoridade, coisas que não se constroem da noite para o dia, como eu levei quase duas décadas para construir toda essa bagagem de ideias e projetos.

E quando se quer conquistar tudo isso, pode levar o tempo que for, é isso que eu estou buscando, diante de um ideal que eu acredito e com o qual eu vou lutar até o fim, afinal, desistir jamais deve ser uma opção para quem caminhou esse tempo todo e conseguiu realizar coisas até então consideradas impossíveis, e sabe como é: o impossível é um muro que se derruba e uma barreira que se vence, e você precisa saber derrubar esse muro, saber vencer essa barreira. Construir o que eu construí envolveu muita luta, algumas noites de sono e outros desafios que não foram nada fáceis. Foi um sonho que não começou da noite para o dia.

Falei sobre como as redes sociais são fundamentais para a divulgação do meu trabalho, mas que tudo depende de regras e algoritmos, afinal, quando você está em uma rede social, você está num terreno que não é seu e precisa entender que o ambiente tem as suas limitações, e jogar com as regras desse ambiente. Em um site, você sabe que tem muito mais desafios, mas você lida com um ambiente que é a sua cara, que tem a sua personalidade, e isso é uma coisa pela qual eu prezo bastante. E vocês não fazem ideia de como eu estou aqui, na batalha diária, construindo este espaço de arte, cidade e comunicação. Uma batalha que não é de hoje.

O site não foi um sonho de uma noite de verão de 2008. É um sonho que eu carrego firme e forte comigo esse tempo todo por acreditar que é possível sempre se reinventar. É assim que eu faço com que o meu site ajude a sustentar a minha presença criativa, e que ele se torne um hub de criatividade e inovação onde tudo isso precisa ser o ar que os meus projetos respiram. O que eu fiz deu certo, e cá está esse espaço de criatividade que no final do ano de 2026 alcança a sua maioridade. E nesse ambiente digital, quanto mais longevo é o seu projeto, mais autoridade e credibilidade você conquista. E te torna reconhecido pelo que você faz, no sentido do seu projeto ser uma parte indissociável de si mesmo.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  2. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  3. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  4. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos
  5. Luneta Sonora 221: 17 anos do Site: um sonho que insistiu em virar realidade

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes