Quando se faz essa pergunta em um país polarizado como o Brasil, logo se pensa em como uma determinada vertente política pegou o significado de patriotismo para si, e como ela subverteu essa palavra para algo que é exclusivamente dela.
Mas não, patriotismo é amar o seu país, e não a um político ou a uma vertente política. O país é um conjunto, e não uma pessoa só. E pelo significado da palavra diria que sim, sou um patriota, com respeito as instituições e aos representantes democraticamente eleitos.
A bandeira é de todos os brasileiros, não de uma vertente. Mas tudo está começando aos poucos a voltar ao seu lugar. A história se vive para se repetir as boas experiências e deixar o que não foi bom para trás.
E eu tenho certeza que aos poucos, essa palavra vai ser vista com menos vergonha do que nos últimos anos, afinal, patriotismo não é idolatria política. É querer o melhor para o país onde você nasceu independente da sua vertente.
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.