O que é um sistema ruim? Eu defini na minha coluna de hoje

Hoje tem coluna no Ônibus & Transporte, e eu fiz uma demonstração de como o sistema da minha cidade é ruim. Entender o sistema e como ele funciona é essencial para justamente se chegar na raiz dos problemas, que como bem falei na semana passada, vão além do veículo.

Tão ruim que eu demonstrei usando um exemplo de um bairro que fica no extremo da cidade. E o bairro escolhido para aparecer na coluna foi ele, o Bairro das Indústrias – alô você que mora lá. Isso porque eu quis demonstrar na coluna um exemplo de como um sistema ruim prejudica bairros distantes não apenas na demora do ônibus, mas no próprio deslocamento em si.

Na coluna de hoje do Ônibus & Transporte demonstrei isso melhor:

O Bairro das Indústrias é dependente de três linhas: 104, 115 e 1001. Em todas elas o morador do bairro tem que passar pelo Centro se quiser ir a algum outro ponto de interesse, como shopping, universidade, enfim. O estudante universitário antes da pandemia passava quase meia hora dentro de um ônibus para poder chegar ao destino. A demora para esperar um ônibus conta, mas estar dentro dele também conta, porque as linhas têm poucas faixas exclusivas e na maioria de seus itinerários, pega congestionamento. Isso irrita tanto quanto esperar. Estar dentro de um ônibus não é bem a garantia de segurança de que você chega na hora, ainda mais quando você compartilha o trânsito com outros veículos.

Quer ler o restante da coluna de hoje? Clique aqui. Quinta-feira é sempre dia de coluna no Ônibus & Transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A semana no blog- 19 a 25 de junho Como esconder dados de contatos específicos no WhatsApp A semana no blog- 12 a 18 de junho WhatsApp testa migração de conversas do Android para o iOS A semana no blog- 5 a 11 de junho