Image

O papel da Internet na segurança comunitária

Em termos de segurança e vigilância comunitária, a Internet desempenhou algum papel na melhoria ou no desafio dessas questões? As tecnologias online têm sido utilizadas para fortalecer a segurança ...
,

Em termos de segurança e vigilância comunitária, a Internet desempenhou algum papel na melhoria ou no desafio dessas questões? As tecnologias online têm sido utilizadas para fortalecer a segurança local?

Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim

As pessoas se protegem, isso é fato. Não existe uma rua onde não tenha uma câmera de segurança, seja uma casa, um ponto comercial, o que for, nada escapa das lentes, e o que quer que aconteça por aqui, é registrado por elas.

Esse é um exemplo de como as tecnologias online são utilizadas para fortalecer a segurança local, embora a única coisa que uma câmera de segurança seja responsável seja apenas flagrar os atos quando eles acontecem. O resto, cabe ao fator humano.

Afinal, o importante é impedir que novas ocorrências aconteçam, e não, não se trata de prever as ocorrências. Isso é impossível. É impedir que quem queira fazer alguma coisa errada se sinta atraído em fazer.

Segurança é feita de pessoas para pessoas, que se sintam bem e se sintam seguras em estar aqui. Como se sente quem já está aqui há tempos. Só julga e só se tem preconceito quem não conhece.

E assim a gente se protege, por maiores que possam ser os desafios diante de um mundo cada vez mais conectado e um mundo cada vez mais vigiado.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.