O NOVO LAYOUT DA PB RIO: NA RUA E NA PRÁTICA

No mês passado, o Blog Josivandro Avelar resolveu acompanhar uma concorrência criativa. A ideia era ajudar uma empresa de ônibus a desenvolver uma nova marca. Foi com esse objetivo que o blog Ônibus Paraibanos organizou um concurso para que os leitores criassem um novo layout para a empresa PB Rio, que faz linhas metropolitanas para várias cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

O layout escolhido pela diretoria da empresa entre 19 concorrentes está expresso neste mockup abaixo, criado por Lucas Rodrigues, que já tem intimidade com esse tipo de arte. Há um tempo ele já cria mockups de empresas de ônibus, seja eles projetos próprios, sejam eles reproduções de veículos que já existem.

O padrão visual atual da PB Rio, escolhido via concorrência criativa a qual acompanhamos no blog.

Após dois meses acompanhando desde a concepção até a escolha do projeto do novo layout da empresa PB Rio (e tudo isso trabalhando com uma conexão de internet péssima que finalmente foi trocada por uma decente), eis que, finalmente, o Blog Josivandro Avelar orgulhosamente apresenta…

…O primeiro carro que ostenta o novo padrão da empresa. Mostramos o mockup acima para que você possa ver que a ideia do Lucas se tornou realidade.

As fotos foram feitas por Paulo Rafael Viana, do Ônibus Paraibanos, hoje à tarde.

O novo layout da PB Rio, já implementado em seu primeiro veículo.

Lado traseiro do veículo.

Apesar de sair sem o prefixo e ainda com a tipologia que a PB Rio já usava (Serpentine DBol + Staccato 555), o desenho do logotipo tal como foi mostrado aqui foi mantido, bem como as cores que mostramos (que saíram exatamente idênticas à ilustração – olha aí a importância de um manual de identidade). E aí está a pintura do Lucas nas ruas.

Além disso, o manual de identidade da empresa, contendo os mockups criados por Lucas Rodrigues e as diretrizes de organização da marca, foi organizado pelo projeto Companhia Ideias.

Depois de desbancar 18 concorrentes (confira-os na série “Os Layouts da PB Rio” no Desenhos, Imagens e Mensagens), Lucas agradeceu pela oportunidade, dizendo, via e-mail para o Ônibus Paraibanos, reproduzido num post publicado por lá:

“Muito obrigado por ter aberto essa chance para nós que gostamos de desenhar os nossos queridos ônibus. Fiquei muito feliz por ter ganhado… Eu nunca imaginaria ganhar essa concurso, mas adorei ter participado.”

E agradeceu também ao Diretor-Presidente da Empresa PB Rio, Claudio Roberto, bem como à administração do blog Ônibus Paraibanos, que organizou o concurso:

“Adorei ter participado e ter agradado ao Sr. Cláudio com a minha pintura. Não existirá prêmio maior do que ver minha pintura espalhada pelos carros da PB Rio pela minha cidade. Muito obrigado pela PBT (Paraíba Bus Team, grupo de busologia que mantém o blog Ônibus Paraibanos) ter aberto essa oportunidade juntamente com a empresa PB Rio!”

Lucas não irá só ver seu projeto aqui na capital paraibana. Começou por esse carro, e deverá, ao longo do tempo, aparecer em outros veículos da empresa que rodam em Santa Rita, Bayeux, Alhandra, Caaporã, Pitimbu e Goiana (esta última, cidade do estado de Pernambuco na qual será construída uma montadora de automóveis).

Como aspirante a publicitário (mais precisamente, a designer gráfico), devo imaginar a felicidade do autor do mockup, Lucas Rodrigues, ao ver seu projeto, imaginado e criado com o auxílio de programas de edição, viabilizado e colocado nas ruas. Aquela que você pode apontar na direção do mobiliário (em linguagem técnica, o ônibus é uma parte do mobiliário urbano) e dizer “aquilo fui eu que criei”.

Em nome do projeto Companhia Ideias de criação publicitária, eu espero ver mais do que essa, outros visuais criados por você em vários outros projetos, Lucas Rodrigues!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts no Instagram no computador para todos A nova home do Blog Josivandro Avelar Novidade no Close Friends do Instagram Gravação de áudios com pausa no WhatsApp Comunidades no WhatsApp?