Começou como um levantamento de prints para uma matéria que ainda não foi ao ar no site da 612 Comunicação. Aí virou isso daí, um verdadeiro álbum.
Parece um álbum de figurinhas não é? É a minha coleção de Instant Articles do Facebook. Você deve estar lendo este post por meio de um e vou explicar o que é: é uma ferramenta implementada pelo Facebook para que artigos de sites abram direto do aplicativo; você abre o artigo e ele aparece na hora, daí o conceito de instantâneo do nome. O recurso foi implementado em abril do ano passado; inicialmente para grandes marcas, depois para todos os produtores de conteúdo. O Blog Josivandro Avelar foi pioneiro na Paraíba com essa, só ver o histórico “olho no raio“. Fora os sites da 612 Comunicação (Blog Josivandro Avelar, All types & Fotoartes, 612 Comunicação e Ônibus Paraibanos, baseados no estado), o recurso é usado na Paraíba apenas pelos sites da TV Cabo Branco, uma vez que utilizam plataformas da Globo.
Já juntei prints com os Instant Articles de 126 marcas que utilizam o recurso, dentre elas as 6 que eu implementei (Blog Josivandro Avelar, 612 Comunicação, Ônibus Paraibanos, All types & Fotoartes, OCD Holding e OCD Spotting). 126 marcas e 133 prints; RedeTV! usa 3 estilos, e Extra é o campeão, com 5 estilos (o meu blog emprega 8 estilos, porém só printei um). E há marcas com mais de uma fanpage, como os sites do UOL.
Sabe como é bom juntar Blog Josivandro Avelar, Ônibus Paraibanos, OCD Holding, 612 Comunicação com Time, Yahoo, G1, Globo, RedeTV!, UOL, jornais e revistas importantes? É porque com vontade, qualquer um pode fazer e os recursos são livres. E vou me aperfeiçoar ainda mais nisso!
Do Blog Josivandro Avelar, eu não levantei ainda os prints dos outros sete estilos que montei. O padrão eu uso frequentemente, mas eu tenho outros estilos (#48folhas, #96folhas, #naodesanime, lista de desejos, arraial, folhas coloridas, em linha) que são usados para posts específicos. E posso criar mais se eu quiser.
É exatamente isso que o Jornal Extra, do Rio de Janeiro, faz.
Só para mencionar o exemplo do Extra, a fanpage do jornal usa cinco estilos: o vermelho para as notícias factuais, o laranja para as notícias policiais, o azul para notícias de TV, o lilás para as notícias de celebridades e o verde para esportes. Outra marca que emprega múltiplos estilos nesse formato é a RedeTV!; ela emprega modelos para notícias, esportes e celebridades.
Já juntei 133 modelos de prints. E como disse, nem coletei muito, nem mesmo sete de meus próprios modelos. Ou seja, essa coleção ainda vai crescer hein?
Vou procurando páginas e saber se elas já empregam os Instant Articles. Que podem ser uma ferramenta de lucro para jornais – e isso também vou abordar mais para frente, sobre a implementação de ferramentas de paywall (onde o leitor paga um valor se quiser continuar lendo um determinado número de artigos) para que veículos de mídia como jornais e revistas possam obter receitas com os Instant Articles, uma vez que pode ser uma fonte de receita extra – e eu acho, por exemplo, a própria ferramenta de monetização do Facebook não só insuficiente como deficiente. Outra ideia de artigo para escrever.
Ainda vou pensar em como selecionar os melhores na minha opinião em termos de legibilidade, estilo (um deles posso dizer que “chutou o balde”, o site Fera, que usa fundo preto nos artigos). Outros capricham bem nas paletas de cores, estilizando os artigos no perfil de suas marcas.
Os sites da 612 Comunicação já possuem o recurso Facebook Instant Articles embutido, e já utilizando o plugin oficial, que penei pra aprender no início, mas agora consegui já desenrolar e é nele que quero aprender a fazer ainda mais, como estilos de legendas para imagens, por exemplo. Por isso, nada melhor para se inspirar do que pegar modelos e ir pensando exatamente em como fazer isso. Se quiser, tô aqui pra ajudar.
Então, aguarde muitas novidades, artigos, desenvolvimento, enfim, muita coisa bacana que vai servir não só para o meu patrimônio, mas para o seu também. Se eu faço o melhor para as minhas páginas, quero também poder fazer o melhor para as suas, afinal, você merece ter o melhor.
E pode ser que eu tenha perdido algum? Vou continuar encontrando, afinal, a 612 já tem o seu álbum de figurinhas eletrônico da mídia.
A 612 Comunicação desenvolve sites! E se você já tem um pode contratar a 612 para implementar recursos para mobile, como esse que você viu aí. É só entrar em contato com o nosso planeta que estaremos aqui para prestar toda a assistência que você precisa para melhorar a sua presença na Internet.