O CORAÇÃO DA CIDADE

Que a lagoa do parque Solon de Lucena é um dos cartões postais da capital paraibana, todo mundo já sabe. Por isso é sempre lembrada pelos fotógrafos e artistas plásticos desta terra, afinal de contas, é um ponto muito visitado por turistas dos quatro cantos do país.

Este desenho, que fiz hoje, ilustra o que é a Lagoa. Mas inesquecível mesmo foi a maquete que eu montei da Lagoa. O que aconteceu com ela? Se um colega meu estiver lendo este blog, deve lembrar da Semana Cultural de 2007, no 1º ano, onde fiz uma maquete de uma praia, para um trabalho de geografia. Era a maquete da Lagoa, que se transformou numa representação de uma praia.

Eu construí a maquete da Lagoa em 2005, atendendo um pedido da Escola Municipal Santa Ângela, escola onde estudei antes de vir ao Lyceu. Era para um desfile de 7 de Setembro, e eu aparecia desfilando com a maquete homenageando o cartão postal da capital, que nesse ano completara 420 anos. A maquete ficou pronta em uma semana, após várias horas de trabalho. Recompensadas pelos aplausos que recebi dos populares presentes ao desfile cívico dos bairros do Cristo e do Rangel.

Existem fotos do desfile, mas elas não estão comigo.

Mas, voltando ao local aqui citado, é um dos poucos lugares que conheço que une o verde da natureza com o ritmo frenético da cidade. E não é para menos: cerca de 95% das linhas de ônibus passam na Lagoa, assim sendo, passa muita gente ali. E dos quatro cantos da cidade, como também das cidades vizinhas (já que falei de turistas dos quatro cantos do país).

A calçada do anel interno da Lagoa está sendo recuperada pela Prefeitura, que realiza outras reformas no Centro da cidade.

Afinal, qual é o morador da cidade de João Pessoa que nunca passou pela Lagoa do Parque Solon de Lucena? Não é a toa que é o coração da cidade. Que nunca para de pulsar.
Compartilhe este post