NO RITMO DAS MUDANÇAS QUE VIRÃO

Você deve estar notando que o processo de mudanças que vai culminar no lançamento da ID 2017 do Blog Josivandro Avelar já começou. E não somente pelo visual, que será o último passo a ser dado nesse processo. Vai por muitas coisas.

E a primeira coisa a se mencionar é do que não irá mudar. Algumas coisas serão mantidas:

  • Esquema de cores e marca permanecem os mesmos;
  • Tipologias permanecem as mesmas: Montserrat/Merriweather;
  • Não haverá mudanças no esquema lógico do blog; layout deve manter sidebar à direita.

Agora outras coisas mudaram. E como disse, não é só no visual. Cabe lembrar que um dos blogs-cobaia está com a versão Beta 1 do WordPress, baixada e instalada na tarde de hoje. Este blog, evidentemente, roda com a versão estável do WP, logo qualquer experiência é na plataforma beta que ninguém vê, só eu.

A primeira mudança vale a partir do post “Para todo mundo ler”; por ela, a partir daquele post, todos os posts do blog passam a ser lidos da esquerda para a direita, sem justificação. O padrão é sempre se evitar aqueles espaços criados entre as palavras por conta da justificação, uma vez que algumas pessoas – principalmente as disléxicas – vão ter a dificuldade em ler o texto da maneira que estava. É um pensamento em acessibilidade, se bem que como disse, não gosto de ler textos assim por sentir agonia – lembrem-se, tenho TOC! Mas vou me habituar nem que seja na marra. A versão 4.7 não terá o botão de justificar nem o de sublinhar – esse último foi retirado para evitar que o leitor confunda uma palavra sublinhada com um link a ser clicado onde não existe.

Peraí, tem as outras! Essas você não vê, mas percebe:

  • Imagens foram compactadas. Isso significa que elas carregarão mais rápido e a página vai demorar menos a abrir. Não houve perda de qualidade das mesmas com isso, a página ganhou em desempenho;
  • Presença de CDN. Sim, coloquei um CDN – Content Delivery Network neste blog! Utilizei o CloudFlare para proteção e melhoria da entrega da página, de modo a entregar um blog rápido e seguro.
  • Melhoria no desempenho da própria página com ajustes técnicos feitos.

No mais, tivemos as melhorias aplicadas esse ano em dispositivos móveis, como AMP – Accelerated Mobile Pages – e implantação dos Instant Articles do Facebook. Vamos nos acostumar com as mudanças e entender porque elas são tão essenciais. E é preciso como um aprendizado de como planejamento é fundamental para que tudo dê certo no futuro. Afinal, esse desafio dura oito anos, e consegui fazer desse desafio uma parte de mim.

E é isso. Continua a maratona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

100 histórias A mudança das cores do WhatsApp Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos Celulares onde o WhatsApp vai parar de funcionar Como funciona a verificação de contas no Instagram Como aparecer na pesquisa do Instagram Lista Telefônica é da sua época? Onde o WhatsApp vai parar de funcionar O Instagram bugou de novo! Ouvindo áudio antes de postar no WhatsApp Web Política de privacidade do WhatsApp ajustada para o Brasil Instagram dá fim ao “arrasta para cima”