Image

Mudança fundamental

Porque mudar de plataforma e hospedagem foi fundamental para preparar o então blog para os próximos passos, como torná-lo efetivamente um site?
,

Porque mudar de plataforma e hospedagem foi fundamental para preparar o então blog para os próximos passos, como torná-lo efetivamente um site?

Pergunta feita por este editor

Mudar de plataforma e hospedagem foi fundamental para criar uma bagagem profissional que era necessária para mim enquanto produtor de conteúdo independente, bem como publicitário. Não iria conseguir isso no Blogger, por mais grato que fosse a antiga plataforma por ser onde tudo começou e onde o blog esteve por quase seis anos e meio, o que já era muita coisa. E mudar foi fundamental para o site ser o que é hoje. Eu quis estabelecer referências, quis criar objetivos sólidos, quis tornar a plataforma profissional. Cada passo dado há 10 anos foi fundamental para que este projeto conseguisse chegar até aqui. E olha só no que tudo isso se tornou.

O site, até então um blog, precisava estar em uma plataforma de gerenciamento de conteúdo utilizado até hoje pela maioria absoluta dos sites, em especial alguns dos mais consagrados do mercado. Precisava estar em uma plataforma onde são feitos vários sites institucionais. Essa mudança foi fundamental para eu construir uma experiência que seria de extrema utilidade para quem trabalha diretamente com um site. Você precisa entender melhor sobre as ferramentas que você trabalha, ainda mais quando você é o dono de um site e lida sozinho com ele. Essa experiência acumulada pode ajudar bastante com outros trabalhos que eu pudesse pegar.

E os trabalhos não tardaram a aparecer conforme a experiência foi se acumulando, e principalmente, quando os amigos foram vendo o resultado do site no ar, afinal alguns tinham blogs no Blogger e poderiam ter um igual! Montei mais de dez sites para clientes e estou com nada mais, nada menos que três em andamento. Começa sempre assim, com as pessoas se perguntando como foi que você fez isso, até que elas demonstram interesse, te contratam e te indicam para outras pessoas. E você precisa ensinar a elas tudo o que você aprendeu, porque é tanta coisa que elas ficam perdidas de tantas funções. Eu também fiquem assim de início, mas eu insisti e o resto é a história que eu conto todos os dias.

Hoje eu consigo fazer muita coisa na plataforma. Praticamente todo esse texto mesmo que você está lendo, talvez até do celular, eu comecei a escrever em um aplicativo do celular que me permite justamente editar um texto completo e lidar até com a velocidade de saber digitar em qualquer tela, até porque eu também posso fazer isso no tablet. Em vez de deixar as ideias básicas no bloco de notas, ainda que até hoje eu faça isso, eu posso começar a escrever um texto em qualquer lugar e apenas fazer ajustes no computador. Por conta de algumas coisas que o aplicativo da plataforma não tem, não gosto muito de já jogar direto. Só alinho os últimos detalhes no computador e deixo guardado até o momento de colocar no ar.

Em linhas gerais, a mudança de plataforma e hospedagem do site foi fundamental para hoje eu completar não apenas 10 anos da migração do site, mas também 10 anos de experiência com WordPress. E experiência é uma coisa que ninguém tira de você. Você leva horas, aprende, apanha, mas consegue viabilizar coisas que as pessoas veem todos os dias, a cada vez que elas acessam as redes sociais ou pesquisam no Google, e se deparam com os links dos sites que você tornou possíveis. Vocês não fazem ideia dos bastidores, e se pudessem estar aqui, entenderiam como esse trabalho de bastidores merece ser valorizado. Afinal, cada site montado por mim tá no ar para provar o que eu digo.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo