Image

Minicoluna de Santo Antônio

No ar, a minicoluna de Santo Antônio, feita na véspera de Santo Antônio, entrando no ar quase no Dia de Santo Antônio.
,

Sabe que dia é hoje? Véspera de Santo Antônio, ou como muitos diriam, Dia dos Namorados, afinal, Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro, e antes das pessoas se casarem, elas namoram, certo?

É nesse clima junino trago mais uma minicoluna, que é aquele espaço das notinhas menores que um destaque aleatório, mas que eu quero dar tanta importância, que eu escolhi colocar aqui, em um post de destaque semanal.

Pois bem, hora de começar a minicoluna de Santo Antônio.

Antes de começar…

Perdeu a minicoluna da semana passada? Clique aqui.

Agora sim, vamos começar a minicoluna.

Só no Brasil mesmo…

Você sabia que só no Brasil o Dia dos Namorados é no dia 12 de junho?

Na maioria dos países, tal data se comemora no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim (Valentine’s Day). E o motivo é meramente comercial.

Fortalecer as vendas

No Brasil o Valentine’s Day não colou. Mas o Brasil tem o dom de fazer as coisas colarem do seu jeito, e com a mãozinha da nossa gloriosa publicidade da qual eu faço parte.

O Dia dos Namorados à brasileira foi criado pelo publicitário João Doria (o pai do ex-governador de São Paulo) em 1949, a pedido de uma loja que queria fortalecer suas vendas em junho, um mês que era fraquíssimo em vendas em São Paulo.

E onde entra Santo Antônio na parada?

A data que Doria pai estabeleceu para o Dia dos Namorados foi a da véspera de Santo Antônio, afinal, saca a lógica: se Santo Antônio é o santo casamenteiro, o casamento surge de onde? Do namoro!

A campanha foi feita, a ideia se espalhou, a data colou, e o resto é história que a publicidade conta de uma das datas mais lucrativas para o comércio.

A capacidade da publicidade de criar cultura (e datas comemorativas)

A maioria das datas comemorativas que celebramos vem de três origens: a Igreja Católica (que determina o dia da Páscoa que por sua vez determina Carnaval e Corpus Christi, bem como as datas dos santos juninos), o Estado brasileiro (que determina datas como Tiradentes, Independência e Proclamação da República)…

…e a Publicidade, que não cria feriados, mas ajudou a colocar várias datas festivas no calendário, como o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças (que tem origem em lei, mas a Publicidade fez colar) e potencializa datas que não foram criadas por ela, mas que dão essa margem, como os dias das mães e dos pais e o Natal.

Quem não tem o que comemorar…

…sou eu, que continuo solteiro desde que eu nasci.

Sim, nunca tive relacionamento amoroso nesses 35 anos de vida. Isso é outra história.

Por falar em publicidade…

Depois de ter dado essa verdadeira aula de história da publicidade, que tal contar com um texto, algumas redações ou gestão de social media, no Mídia Kit de Social Media e Redação? Meus serviços estão à disposição!

Talvez você queira um site ou um blog, dá uma olhada nos preços do meu Mídia Kit de sites.

Diário da Feira 1

O Diário da Feira é atualizado com mais um marco para este dia 12 de junho.

O último resquício da velha Feira do Rangel que ainda estava de pé, um box de açougues construído em 1978 (que nos últimos anos era ocupado por bares) foi demolido hoje. Totalmente.

Diário da Feira 2

O box de açougues ficava do lado do antigo Balaio, hoje uma unidade das Lojas Americanas, que enquanto uma nova parede não é levantada para separar o novo mercado do galpão da varejista, vai ser separada por tapumes, que já estão lá.

Agora sim, não tem mais nada da velha feira no terreno. Só retirar os últimos entulhos e efetivamente começar a levantar as novas estruturas.

Siga meu canal no WhatsApp

E não perca os posts deste site, você também não perde os vídeos do YouTube e os episódios do Luneta Sonora.

É só tocar no botão de seguir acessando josivandroavelar.com.br/whatsapp.

E já que está indo mesmo…

O terreno da Feira do Rangel foi totalmente limpo no dia dele, o contador da obra, que soma mais sete dias.

Lembrando que o “marco zero” (o dia 1) da reforma é o dia 7 de maio de 2024.

dias
que a Feira do Rangel está em reforma

Preciso da sua força

Colabore de alguma forma para a manutenção deste trabalho, 100% independente e capitaneado por mim, que faz tudo, através do plano de patrocínio e assinaturas, ou de qualquer valor pelo Pix artesdigitais@josivandroavelar.com.br.

Além dessas formas, você ainda pode colaborar com o meu trabalho de desenho nos mídia kits de artes digitais e tradicionais. Agenda aberta para comissões, sugestões e encomendas.

A arte digital de hoje (isto merece um replay)

A arte digital do dia você já viu, e se não viu, vai ver de novo.

Um céu iluminado foi o que eu coloquei hoje no ar. Entrou no ar como “céu iluminado”, mas o título foi alterado por já existir outro céu iluminado. Não foi necessário ter que postar tudo de novo, só mudar os títulos.

Clássicos de Josivandro Avelar

O clássico de hoje, agora sem estoque, mas em clima de São João.

Será que eu já usei todas as artes possíveis do acervo?

Siga-me…

No Instagram – e nas demais redes sociais – em @josivandroavelar. No X e no Telegram, em @josivandro.

Mais tarde, mas no dia

E esta foi a minicoluna de Santo Antônio, a mais tarde que eu entreguei, mas no dia, à 15 minutos da meia-noite de quinta, que é dia de Minha Cidade. Minicoluna é na quarta-feira. Se bem que o Dia de Santo Antônio é amanhã, 13 de junho.

E ela vai estar de volta na próxima quarta-feira, esperando que não seja tão tarde. Não importa a hora, eu estou com vocês todos os dias, aqui no site, redes sociais e no podcast Luneta Sonora, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. E vamos que vamos!


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.