Eu escolhi a carreira da Comunicação Social. E como tal, eu não posso me esconder nem que seja no meu quarto, afinal, se você escolheu essa carreira, você tem que ter a coragem de mostrar o que você faz, compartilhar os seus pensamentos, e bem, eu tenho esse site desde 2008, dois anos antes de começar a faculdade, e cá estou eu, quase 16 anos depois, fazendo as minhas experiências, uma vez que eu não arrumei emprego em canto nenhum como eu esperava, e onde eu arrumei esperanças? O quarto onde eu poderia me esconder é o quarto onde eu dei vida aos projetos que eu acreditava serem impossíveis para mim. Mas eu consegui torná-los realidade, e eu fiz dos meus projetos a minha carreira.
Talvez tudo isso estivesse escrito, sobre fazer as coisas que você ama com uma maior autonomia e com mais criatividade. Talvez tudo isso seja um plano enorme que eu nem imagine o real tamanho disso tudo, mas quando eu descobrir, eu terei conseguido muita coisa. E olha só aonde eu cheguei: com um site com 8 mil textos, um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo que já tem mais de 160 episódios e em breve será gravado em vídeo, redes sociais consideravelmente robustas e muitos outros sonhos para atingir, dos sonhos que eu acredito que eu ainda não realizei, bem como aqueles que eu realizei e eu acreditava que seriam impossíveis para mim.
A gente sabe que começa pequeno. Sabe que tudo na vida começa de baixo e precisa de força de vontade para crescer. Como uma semente que a gente planta e se torna uma planta, que quando você se dá conta, se torna uma árvore frondosa. Que precisa colher os frutos. Mas eu não plantei apenas uma árvore. Plantei várias, criei o meu jardim, que poderia ser até um bosque, de tantas coisas que eu invento e de tantos objetivos que eu quero atingir. Talvez seja por isso que eu goste tanto de desenhar flores e árvores: porque eu vejo nelas o que eu quero para mim, como o símbolo dos meus projetos e de como eu quero vê-los: com vida e cores.
Mas pode ter certeza de uma coisa, meus amigos: tudo isso aqui ainda vai crescer. Tudo isso ainda vai ser maior. E vocês irão se lembrar das palavras que eu escrevi. Eu plantei uma semente e todos os dias eu cuido da árvore que eu quis plantar, porque não imagino o que eu plantei como uma simples planta, e sim como uma árvore enorme que continua a crescer. Hoje a minha árvore está grande e eu preciso garantir a sombra de que eu preciso para ter uma vida tranquila. Reconheço que isso não foi possível durante muitos momentos, mas em outros, eu consegui fazer os meus balões de ensaio de momentos incríveis, e vi que as coisas deram certo.
Meus projetos se confundem com a minha carreira. Que talvez você ainda não me conheça direito, porque eu não quis que você me conhecesse através de um trampolim. Quis começar de baixo para cima. Quis levantar voo pelo chão, e decolar como uma aeronave que precisa alcançar a altitude de cruzeiro para voar tranquilamente. Quis construir esse caminho do zero, meio que sem querer e sem esperar, mas quando eu descobri que eu fiz o bastante, eu toquei em frente, como eu faço até agora, e fiz dos meus projetos, minha carreira. Vocês podem acreditar que tudo vai continuar dando certo, quando eu continuar cuidando do sonho que eu plantei, com a mesma força de vontade que me fez chegar até aqui. E que não vai parar.