Mais uma do Facebook: vazamento de 533 milhões de contas

Em mais um episódio da confiabilidade da segurança do Facebook sendo colocada a prova, foi divulgado neste sábado (3) pelo site norte-americano Insider que dados pessoais de pelo menos 533 milhões de contas do Facebook foram vazadas. Sim, telefone, e-mail, endereço, tudo isso foi exposto desse número exato de contas nesse vazamento de dados. O Facebook alega que aconteceu, mas que não teria sido recentemente.

Desses 533 milhões de perfis do Facebook que tiveram os dados expostos, pelo menos 8 milhões são de perfis brasileiros. O Facebook alega que esses dados são de um vazamento anterior já corrigido, isso lá em 2019.

Não é a primeira vez que isso acontece. E isso diante de várias polêmicas em que o Facebook se meteu por conta do armazenamento de dados e políticas de privacidade – não para menos o que acontece com o WhatsApp, que é de propriedade do Facebook. Você deve ter acompanhado toda essa história por aqui e se não, leia esta seleção de web stories para não perder nada.

O maior temor desses vazamentos é o uso desses dados nas mãos de pessoas erradas, que usam em golpes, afinal, para boa coisa é que certas pessoas não devem usar. E é claro que isso é danoso para a credibilidade de quem em teoria deveria cuidar melhor dos dados. Além disso, se for levado em consideração o que o Facebook alega, que os dados são de um vazamento de 2019, já podem estar sendo usados há muito tempo por pessoas mal intencionadas.

Como saber se minhas informações vazaram?

Pois bem, há como saber. Siga a dica.

Você pode inserir o e-mail que você usa para fazer o login das contas no site haveibeenpwned.com, que é seguro e reconhecido. É só inserir o e-mail e ele te diz se essas informações vazaram seja no Facebook, seja em qualquer outro site onde você criou a conta usando o e-mail.

Minhas informações vazaram. O que eu faço?

Troque suas senhas e considere adotar verificação de duas etapas nas suas contas. Essa camada extra garante que é você que está realmente entrando em um determinado site ou rede social, uma vez que a verificação de duas etapas garante que só você vai ter o código para entrar nos serviços, além da própria senha.

E é claro, não atenda ligações de números que você não conhece, muito menos ligação anônima. Desconfie de qualquer mensagem SMS de origem suspeita que você receber. Não marque bobeira com os seus dados – diferente do que as empresas de tecnologia têm feito quando não conseguem evitar vazamentos de dados.

Web story

Então, para contar essa história de uma maneira mais dinâmica sobre esse vazamento de dados, eu usei o quê? Uma web story! Entenda melhor abaixo essa história toda.

É importante que você mantenha os seus dados protegidos, porém as empresas de tecnologia também tem essa obrigação. E como podemos ver, nem sempre isso é possível, já basta todas as polêmicas suficientes. Mas de qualquer modo, porque sempre tem o mas, todo cuidado é fundamental. E por isso sigo de olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidade no Close Friends do Instagram Gravação de áudios com pausa no WhatsApp Comunidades no WhatsApp? IGTV agora é Instagram TV Instagram enfrenta nova instabilidade