Image

Luneta Sonora 059: A semana louca do Twitter

Para tentar explicar a semana louca do Twitter, só um texto cheio de parênteses e um episódio onde este editor tenta explicar a confusão.
, ,

Quando eu contei essa história do Twitter no #ContentTalks dessa semana, eu achei que ia parar por aí, mas a semana foi longa e teve de tudo. O Twitter Blue foi lançado e deslançado, o selo de verificado foi concedido e desconcedido, teve – como ainda tem – selo duplo, teve de tudo. O Luneta Sonora de hoje tentou contar a história dessa semana louca do Twitter e só foi concluído em cima do laço porque ainda teve uma outra coisa a acrescentar depois do episódio (que achei que estava) finalizado.

E tudo isso depois que o Twitter Blue realmente começou a sair “verificando” qualquer um. Qualquer um mesmo, a ponto de ter trolls que pagaram pelo Twitter Blue só para pegar o selinho de verificado e (adivinha!) se passarem por contas de empresas e celebridades. Tudo fake, é claro, mas as contas trolls foram suspensas pelo Twitter e a empresa teve que acionar a contenção de danos.

E teve que acionar essa contenção de danos com os funcionários (que sobraram, vários foram demitidos a rodo) que trataram de criar um “verificado do verificado” nas contas realmente verificadas por relevância, ou seja, das empresas e pessoas influentes. E nem todo mundo que tem o selo por meritocracia recebeu o selo de oficial.

Se Elon Musk não entendeu, o selo azul é para autenticidade de uma conta, não para status. Eu não tenho selo azul no meu Twitter (@josivandro) porque eu não sou uma pessoa famosa nem o mundo me julga relevante (nem João Pessoa me julga relevante!). No meio de tudo isso, o Twitter suspendeu as vendas do Twitter Blue – e foi essa a informação que chegou depois do episódio (que achei que estava) pronto.

É tão louco que este texto é cheio de parênteses. E eu acho que eu tentei explicar o que está acontecendo nessa semana louca do Twitter no episódio de hoje do Luneta Sonora, tentei? Valorize o esforço deste editor e dê um play no episódio de hoje.

O Twitter pode até mudar e desmudar (se essa palavra não existia, eu acabei de inventar). Mas o que não muda é que toda sexta-feira tem episódio inédito do Luneta Sonora. Acesse o site especial do projeto (que aliás, está de cara nova) para conferir as plataformas onde este podcast está. Ou você pode digitar “Luneta Sonora” (viva, eu usei aspas!) na busca da sua plataforma.

Este texto bateu todos os recordes de parênteses na história do blog. É que a situação obrigou.

E abrindo outro parêntese, você agora entende o que faz uma mente criativa e inquieta com um site para chamar de seu. E eu não estou falando de mim mesmo dessa vez.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo