Image

Já que hoje é 2 de fevereiro…

Próximo de onde eu escrevo este post, todo dia é 2 de fevereiro.
,

Estou escrevendo próximo de um lugar onde todo dia é 2 de fevereiro. Afinal, este é o nome da principal artéria do bairro do Rangel, onde este site é baseado e onde a vida do bairro pulsa, afinal, é onde o comércio está, a feira que não é reformada há quase 40 anos idem, enfim, tudo acontece aqui, se bem que ultimamente a vida vai além dela, pulsando para as vias vizinhas e paralelas.

A data que dá nome a rua é uma referência ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes para os católicos, e de Iemanjá para as religiões de matriz africana – a farmácia mais antiga do bairro inclusive leva o nome de Iemanjá. É paralela a outra rua com nome de data – 14 de julho, referente ao quatorze julliet, a data da tomada da Bastilha que foi um símbolo da Revolução Francesa, sendo esta a data nacional da França.

Por causa dessas datas, muita gente acha que elas se referem a fundação do bairro, uns dizem 2 de fevereiro, outros dizem 14 de julho, mas na realidade, as razões são religiosas para o primeiro, e históricas para o segundo. Não se tem uma data precisa de fundação do Rangel, mas esse conflito de datas até Mangabeira tem – o maior bairro de João Pessoa foi entregue no dia 16 de junho de 1983 com placa e tudo, mas muita gente de Mangabeira comemora o aniversário no dia 23 de abril.

Datas a parte, nem sabemos se a 2 de fevereiro completa aniversário hoje, mas de qualquer maneira, muita gente passou pela data de hoje, como passa todos os dias, já que a via é uma das várias artérias que levam ao Centro de João Pessoa. E onde eu sempre tenho que passar por ser morador daqui. E eu vi como continuo vendo-a crescer e se formatar para os novos desafios da cidade, assim como o que está ao nosso redor.

E bem, amanhã é 3 de fevereiro, mas todo dia é dia 2 de fevereiro ao redor de onde eu moro, ainda que paralelo a 14 de julho. Ou a 4 de outubro em Cruz das Armas, ou a Primeiro de Maio que é paralela a 12 de outubro em Jaguaribe. E outras tantas ruas com nome de data que me fugiram a memória.

Hoje é 2 de fevereiro, uma daquelas datas que por ter nome de rua, coincidiram de falar dela na coluna que fala de cidade, pois é quinta-feira. Vai ser igual ao dia 24, que é aniversário do podcast Luneta Sonora, que sabe em que dia cai? Sim, uma sexta-feira. Tudo parece conspirar a favor do editor, mas são as coincidências da vida.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.