Que parte da sua identidade de criador sempre se fortalece neste mês?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Dezembro é aquele momento em que a sua identidade de criador se fortalece, ainda mais quando esse é o seu trabalho. Como esse é um momento de quebrar a rotina e fazer coisas novas, você vai desenvolvendo o seu trabalho de uma maneira mais leve, sabendo sim, que tem que se esforçar e tem que pegar pesado se necessário, mas quando você faz o que você mais gosta, você sente que o trabalho que você faz fica mais leve, mais suave do ponto de vista das coisas que você já é acostumado a fazer. Você sente que o seu trabalho fica mais leve quando você faz o que você gosta? E do contrário, ele se torna estafante, tedioso?
Tem partes no meu trabalho que são tediosas, mas eu procuro não simplesmente parar de fazer, porque por mais que algumas coisas pareçam tediosas, elas são necessárias para o seu trabalho. Faz parte, não tem como mudar certas coisas. É só pegar o jeito de fazer. Transformei trabalhos que até tempos atrás pareciam tediosos para mim em trabalhos que passei a ter o prazer de fazer quando eu adaptei as condições de trabalho e ajustar a dinâmica necessária para fazer esse trabalho se desenvolver. Consegui várias coisas nesse aspecto tendo um cômodo próprio para isso, o meu quarto, aquele que lutei para ter e consegui em 2025.
E como é que eu faço para deixar a identidade de criador aflorar, ainda mais nesse mês de dezembro, que é o mês mais produtivo para mim? Acontece muita coisa em dezembro: retrospectivas, balanços, cor do ano, palavra do ano, uma coisa praticamente em cima da outra, e que vai encavalando, enfim, o ano inteiro passa em um mês para você relembrar como foram as coisas e com base nisso criar conteúdo que aperfeiçoa o que virá por aí. Você mesmo já percebeu o quanto o que você faz vai se aperfeiçoando ao longo do tempo? É com base naquilo que você aprendeu, o conhecimento que você leva ao longo dos anos.
A criação de conteúdo como um todo aflora em dezembro, e não para menos, talvez esse seja um mês em que eu mais tenha a coragem de colocar planos em prática, dos planos que eu levava o ano todo para elaborar, planejar, e pensar: em que momento eu vou colocar os meus planos em prática, sem medo do que vão pensar sobre eles? A primeira coisa é essa: não tenha medo; quem precisa ter medo é quem vai sentir que tudo aquilo que acreditava não faz sentido até descobrir que aquela ideia maravilhosa pode ser muito, mas muito melhor. O que você está fazendo é a coisa mais simples do mundo: experimentar sem medo.
Por isso, meus amigos, não deixe o medo tomar conta dos seus planos. Vá lá e faça, o mundo está esperando a mais extraordinária das suas ideias, o mais incrível dos seus projetos, o mais sensacional dos seus planos. Eu mesmo tenho vários, e para alguns precisava de coragem e consegui, para outros precisava de espaço e consegui também. Fui conseguindo as coisas aos poucos, cada coisa no seu tempo, se eu consegui, você também vai conseguir. Por isso, não desista, tudo vai dar certo e tudo começa a partir de agora. Deixe a sua identidade de criador aflorar. E você vai ver o quanto as coisas vão ser totalmente diferentes.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











