Image

Hoje não é feriado. Mas parece

O dia na cidade está normal pela metade. Os comerciários comemoram seu dia e para eles, hoje é feriado. Enquanto isso, o setor de serviços segue normal. Parece, mas hoje não é feriado.
,

Hoje é um daqueles dias peculiares da cidade. Para quem não sabe, a terceira segunda-feira do mês de setembro é Dia do Comerciário em várias cidades da Paraíba, uma delas João Pessoa. O comércio todo fecha, menos as farmácias. E como o nome diz, o dia é dos comerciários, e os estabelecimentos de serviço, como bancos, repartições e escolas, seguem funcionando. Hoje não é feriado. Mas parece.

O dia na cidade está normal pela metade. Os comerciários comemoram seu dia e para eles, hoje é feriado. Enquanto isso, o setor de serviços segue normal. E tem um ponto importante que precisa ser lembrado: esta é uma folga valiosa para a categoria, não para menos, existe algo que precisa ser lembrado sobre isso.

Sim: o Dia do Comerciário é uma data considerada inegociável para esta categoria: não é uma folga que pode ser trocada por qualquer outro dia nem pode ser fracionada como nos feriados nacionais, onde o comércio abre, quem trabalha recebe um adicional e uma folga, não é assim que as coisas funcionam no dia de hoje. É feriado para eles.

Ou seja, no dia de hoje, sendo esta a terceira segunda-feira do mês de setembro no local onde este editor mora e trabalha, tudo o que for estabelecimento comercial, seja supermercado ou loja de roupas, seja açougue ou papelaria, é obrigatoriamente fechado e existe fiscalização do Ministério do Trabalho em cima disso. Se algum estabelecimento comercial abre no dia de hoje, é autuado e multado.

Eu sigo trabalhando pelo fato do meu trabalho se enquadrar em um serviço, e não em um comércio. Não tenho um estabelecimento físico para vender coisas e se um dia vender as minhas artes, elas seriam enviadas pelo correio ou eu iria para a casa do cliente a pé, de ônibus, o que fosse. Mas eu ainda não coloquei o Mídia Kit de artes físicas na praça. De qualquer modo, o que está funcionando aqui é o serviço, não o comércio.

É como se eu trabalhasse no site, mas não na encomenda das artes. Aliás, segunda-feira é um dia de folga comercial. Na próxima segunda-feira, nem toda loja aqui do bairro abre. Muita gente trabalha no domingo e folga na segunda-feira. Isso é uma rotina toda semana. No Dia do Comerciário, todo o setor comercial folga e comemora.

Mas para quem trabalha em serviço e estuda, hoje não é feriado. É dia de aula normal. Expediente bancário normal. Serviços normais. Algumas pessoas que trabalham no comércio terão tempo para resolver muitas coisas no setor de serviços. Afinal, quem trabalha no setor de comércio valoriza cada momento de folga.

E eu sigo por aqui, trazendo alguma coisa de diferente, não importa onde você trabalhe. Afinal, para mim, hoje não é feriado.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  2. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  3. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  4. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  5. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  6. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.