FEVEREIRO, PRORROGADO 24 HORAS

Se você nasceu hoje, comemore, comemore muito. Afinal um dia assim só em 2016. É ano de Olimpíada no Rio de Janeiro.

4 anos depois, estamos em 29 de fevereiro de 2016. É ano de Olimpíada no Rio de Janeiro mesmo. O evento acontece de 5 a 21 de agosto. A tocha olímpica vai passar na capital de seu estado, independente de que lugar do Brasil você leia este post. E em outras cidades também.

Como disse naquele post do último dia 29 de fevereiro, o ano que eu nasci era bissexto. E por coincidência, vou fazer 28 anos em um sábado. O dia em que eu nasci era um sábado.

Um ano bissexto se compõe das seis horas que restam de cada translação – o movimento em que a Terra gira em torno do Sol – que dura 365 dias e 6 horas. Que expliquei naquela ocasião assim:

Essas seis horas a mais de cada translação (já que um ano completo dura 365 dias) são acrescentadas a cada quatro anos. Quando for completada a quarta translação, temos 24 horas que restaram dessas seis acima. Daí temos um ano bissexto, quando o ano dura 366 dias, e esse dia a mais é hoje, 29 de Fevereiro (já que Fevereiro é o mês com o menor número de dias no ano).

Como disse naquele post do último dia 29 de fevereiro, estamos acumulando as seis horas de cada ano desde 2012. Já vivemos seis horas das restantes da translação de 2012, de 6 ao meio-dia, as horas restantes da translação de 2013, e agora escrevi este post nas seis horas restantes da translação de 2014. Este post foi ao ar nas horas restantes de 2015, e as de 2016 serão pagas no próximo ano bissexto.

Que só será em 2020. Ano de Olimpíada em Tóquio.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *