Facebook Business Suite? Só no celular

No mesmo dia da última queda do Facebook, notei que a rede social tirou a versão desktop do Business Suite do ar. Do mais absoluto nada e sem dar maiores explicações sobre o porquê. O recurso agora só pode ser usado no aplicativo de celular. O domínio business.facebook.com voltou a direcionar para o Gerenciador de Negócios.

A versão desktop do Business Suite parecia ter mais recursos do que o Estúdio de Criação e praticamente concorria com ele, mas o Estúdio de Criação se torna um recurso único para desktop para quem quiser agendar postagens no Facebook e Instagram. E sem postagem de stories, o que entregamos ser possível. Mas o Facebook segue não dispondo do recurso no Estúdio de Criação.

Desse modo, o Facebook Business Suite só está disponível como aplicativo de celular, para Android e iOS. Esse aplicativo era o antigo Gerenciador de Páginas, e por meio dele você pode agendar posts tanto no Facebook quanto no Instagram.

Minha opinião pessoal

Eu gostava mais do Business Suite para desktop do que do Estúdio de Criação, que ainda é muito fraquinho e sem tantos recursos para o Instagram quanto o Business Suite para desktop tinha. Ele tem um recurso de publicação simultânea com o Facebook bem confusa; se você marcar a caixa de seleção e agendar para Instagram, o post vai ao ar no Facebook sem agendar. E o recurso de agendamento é muito oculto.

Entendo que tem pessoas que gostem. Eu ainda uso por falta de opção, mas não consigo gostar do Estúdio de Criação para desktop. O Business Suite apontou um caminho para o que o Estúdio de Criação deveria ser, mas o Facebook “come bola” quando mantém ele simplificado e confuso para o Instagram.

Se houvesse transferência de recursos de um editor para o outro, dava para entender o posicionamento do Facebook. Mas manter o editor do Estúdio de Criação como está, não dá. É hora de se mexer ou vão continuar enfrentando a fuga para os serviços de agendamento de terceiros.


ATUALIZAÇÃO (15/04/2021 01:12): A versão desktop do Facebook Business Suite já voltou ao ar, do mais absoluto nada. Voltou da mesma maneira que saiu: de surpresa. Confira mais informações aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como arquivar conversas no WhatsApp Contando stories de um novo jeito Recursos que estão chegando no WhatsApp Recursos de segurança do Instagram Bug da câmera do WhatsApp resolvido Backups mais seguros no WhatsApp WhatsApp em quatro dispositivos O bug da câmera do WhatsApp Fotos em alta qualidade no WhatsApp?! O Instagram não é mais uma rede social de fotos?! Como ganhar dinheiro no TikTok Mídias autodestrutivas no WhatsApp?!