Image

Estoque de ideias

Você guarda ideias para os momentos que não as tem, como cartas na manga para momentos como esse?

Você guarda ideias para os momentos que não as tem, como cartas na manga para momentos como esse?

Pergunta feita por este editor

Sim. Em momentos em que eu estou inspirado e sobram ideias, mais do que eu necessito para um dia, eu deixo as que eu não quero perder em um bloco de notas, ou melhor, em um aplicativo de anotações, fazendo um estoque de ideias que nem a gente precisa estocar comida quando precisa dela e não tem como encontrar naquele momento. Eu tenho como fazer isso em qualquer lugar, e sabia que não é preciso de muito para guardar as suas ideias? Um caderno de anotações ou um aplicativo de celular já basta.

Se tem uma coisa que eu tenho e guardei comigo são os meus cadernos de ideias, coisas que nasceram neles há anos e hoje são uma realidade aqui no site. De tantos rabiscos que eu fiz nesses cadernos, surgiram coisas incríveis. O tempo passa, a gente evolui o modo de guardar as ideias, mas ainda tenho alguns cadernos comigo para o caso de sempre que for necessário, eu tê-los à mão. Mas eu já nem uso tanto por causa da força dos hábitos que a tecnologia muda.

Já falei em outras ocasiões do Simplenote, que é integrado ao site e é onde eu anoto algumas das minhas ideias em fase embrionária e até mesmo algumas redações já revisadas. Atualmente, é no Simplenote que muitos dos textos surgem naquela fase mais embrionária e se tornam realidade por aqui, e de uma forma mais direta visto, como bem disse, que o aplicativo se conecta de forma direta ao site. Quero muito que esse aplicativo fique lotado de textos, e acredite se quiser, eu vou me esforçar para que isso aconteça. Hoje não tá tanto assim, reconheço.

É justamente em momentos assim, de bloqueio criativo, que você vai precisar de um estoque de ideias. De ter alguma coisa à mão para anotar quando aquela ideia extraordinária surgir e você precisar amadurecer. Do primeiro parágrafo de um texto que você pretende desenvolver. De um monte de coisas que te permitem alimentar os seus projetos por semanas. É um ótimo exercício para a mente e não te deixa parar nem mesmo quando você precisar fazer uma pausa. Afinal, a mente trabalha a todo momento, apesar de sentir cansaço.

E em momentos assim, é que essas ideias que você anotou, seja no caderno, seja no aplicativo, seja onde você quiser e com o que você tem no seu alcance, se tornam cartas na manga para ideias grandes, ou de um texto de rotina. Quando você não tiver uma ideia para executar naquele momento, você vai lá no seu caderno, no seu aplicativo, ou onde mais você tiver anotado a ideia que você teve, e a desenvolve. Muitas vezes ela está pronta, só esperando o momento de entrar no ar.

Meu trabalho é assim, resultado de várias ideias lançadas ao ar, outras que eu tenho no momento, e várias outras tantas que surgiram de rabiscos nos cadernos ou anotações dos aplicativos. São crônicas, ideias de desenho, esboços, textos completos e outras tantas coisas que eu juntei que hoje são ideias completas que estão disponíveis para que todos possam ler. É assim que várias delas saem do meu estoque de ideias. Que precisa ser reabastecido constantemente.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo