De que forma dezembro te ajuda a enxergar com clareza o futuro dos seus projetos?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Dezembro é o momento de enxergar com clareza o futuro dos meus projetos a partir do momento em que tudo é revisto, tudo é aperfeiçoado, tudo passa pelo momento de transformar o que precisa ser transformado, rever o que precisa ser revisto. É quando a agenda semanal se torna mais flexível e eu posso tirar o tempo e o momento para experimentar. Afinal, eu mesmo tenho uma agenda rígida, que eu mesmo adotei pelo compromisso de manter um trabalho constante diário, e isso foi uma coisa das mais importantes que eu consegui ao longo desses quase quatro anos trabalhando nesse modelo. E quando a gente segue uma rotina, num instante se acostuma.
A melhor forma, pelo menos para mim, de avaliar o futuro dos meus projetos é experimentar. A experimentação é a base das novas ideias, porque imaginar como as coisas vão ser é fácil, mas como você vai descobrir se as ideias vão dar certo se você ainda não tomou a iniciativa de simplesmente tentar? É sobre o começo de um ciclo, onde tudo o que você precisa é de um pontapé inicial e nada mais. É nesse momento que você experimenta uma coisa nova que descobre como aquela ideia pode ser melhor se você tentasse algo mais diferente. E eu já fiz isso várias vezes, sendo a maior prova disso esse tema aqui.
Esse tema já foi o Daily Prompt, que eu mudei, virou Conhecendo Você. Que eu mudei, e viraram as #SetePerguntas, como uma síntese de tudo o que o primeiro post do dia realmente é: sete perguntas por dia de um tema por semana, que envolve, conecta, engaja, cria um clima para a semana. Isso é aperfeiçoamento de uma ideia, e isso para mim é permanente. Ideias que se dinamizam com o tempo são aquelas que tem mais chances de serem longevas, afinal, que ideia é essa de que algo dá certo só porque é a mesma coisa que você faz todos os anos, sem mudar absolutamente nada? Dinamizar para mim, mudar um aspecto ou outro do trabalho, é fundamental para a longevidade de uma ideia.
Avaliar é entender o que está dando certo e o que não está. Aperfeiçoar é melhorar aquilo que está dando certo. Experimentar é testar coisas novas que podem fazer suas ideias serem melhores. Eu não sou adepto da máxima “em time que está ganhando, não se mexe” porque essa frase para mim soa comodista. Um time várias vezes campeão nunca é do mesmo jeito de um ano para outro, algumas peças mudam, faz parte do que se chama dinâmica! Quais dos projetos que eu tenho hoje poderiam ser melhores? Sou daqueles que nunca descartam uma ideia, posso aperfeiçoar, trazer para o tempo de hoje, entender como as coisas vão ser e entregar a Deus.
O futuro é promissor. E eu sei disso. Pensar nele o tempo todo é mais do que nunca, fundamental para sonhar, para imaginar, para tornar sonhos realidade, e é sobre isso! Dezembro traz essa possibilidade de melhorar, de aperfeiçoar, de traçar planos de um ano que vai ser promissor por natureza. E quando a gente se dá a possibilidade de avaliar o que pode ser melhor lá na frente, das coisas que a gente faz todos os dias, a gente pode construir ideias incríveis com base naquilo que a gente tem de melhor. E é nesse momento de avaliação que você entende que os seus projetos são importantes, parte fundamental de si mesmo.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











