Como a mudança de ritmo e estética do mês influencia sua energia criativa?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Criatividade na veia. É desse jeito que a gente entra em dezembro, um mês em que por natureza a gente quebra a rotina e busca novas experiências. Tudo muda nesse mês e todo mundo nota essa energia criativa que esse mês traz. Não tem como seguir a rotina habitual, não tem como não ser diferente. Tem como inovar, ser disruptivo, sair da caixa que insistem em te enfiar. Mas eu fiz a minha escolha, exatamente em um mês de dezembro. Eu posso até estar trabalhando, mas eu estou me divertindo, antes de qualquer coisa. A criatividade tem as suas obrigações, mas ao mesmo tempo tem esse componente de diversão. E isso é bom, isso é leve.
É com essa sensação de leveza que eu entro nesse mês de dezembro. Que é um mês que a gente quer entrar antes mesmo do calendário apontar o último mês do ano. E como a gente procura entrar nesse clima? Veja só como tudo começa a se fazer sentir a partir do final de outubro, começo de novembro. Só ver as ruas enfeitadas de luzes e enfeites de Natal e as pessoas se perguntando: “mas já?”. Sim, já. Se a gente quer comemorar durante o mês inteiro, a gente começa pouco menos de um mês antes. E assim a gente vai entrando no clima antes mesmo do mês começar de fato, para que a gente possa aproveitar durante o mês inteiro.
Em dezembro, a mudança de ritmo é inevitável, por causa da saudade que o ano que termina começa a deixar e dos planos que a gente começa a fazer para o ano que começa. No ano passado, eu já estava começando a planejar o que seria esse ano de 2025, afinal, eu já sabia que teria um quarto próprio, o que se concretizou em junho, e estabeleci que esse ano seria o ano da virada, como de fato ele foi. É uma das coisas que eu planejei e concretizei. Hoje, eu eliminei móveis e barreiras velhas que existiam nesse ambiente, e nesse momento eu digito este texto de manhã, coisa que até então não podia fazer pelas limitações do ambiente.
E quando se chega a um mês divisor de águas como o mês de dezembro, se atualiza muitas coisas do seu trabalho e do seu conceito de criatividade. Preciso colocar planos em prática e teve uma emergência médica que atrapalhou bastante a rotina do segundo semestre deste ano. Fiquei 15 dias doente entre julho e agosto, tive vários atrasos de agenda, mas eu consegui colocar tudo em dia, tudo em ordem, mas não sem atrasos de prazo que se tornaram cada dia mais frequentes. O que eu mais queria era conseguir ter tempo para colocar as coisas em dia. Mas sempre tem o momento da virada, e esse momento é agora.
Quer momento melhor do que dezembro para colocar os horários em dia? Os horários, porque a agenda está sendo atualizada, e dezembro é a ocasião perfeita para colocar tudo em ordem, coisa que eu estou fazendo agora. Ainda falta muito? Sim. Mas se a gente não começar, como a gente vai continuar? Dezembro pode até ser o final de um ciclo no calendário, mas para mim, é o começo que precisa ser feito antes mesmo do começo no calendário. É quando o ano novo começa a ser montado. E o que tá lá fora inspira. O que está dentro de nós nos move, e combinando tudo isso, a gente coloca em prática essa fórmula mágica chamada criatividade.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











