EDITORES, NÃO SE ASSUSTEM

O editor do WordPress vai ser desse jeito aí acima.

É o chamado Gutenberg, que é um projeto completamente baseado em blocos. Para quem está familiarizado com o Editor Clássico do WordPress, assusta de princípio.

Por isso mesmo que decidi testar o editor em dois dos meus ambientes de teste – todos ainda no localhost do computador. Nos sites comuns ainda tô escrevendo pelo clássico.

O novo editor será disponibilizado na próxima atualização do WordPress, a 5.0, que tem previsão de lançamento para janeiro – embora isso ainda não esteja certo.

No site da 612 Comunicação eu criei umas aulinhas – é só clicar aqui – para que você, caro amigo editor, se familiarize com o Gutenberg. Enquanto ele ainda não está integrado ao WordPress, ele ainda é um plugin – você pode baixá-lo clicando aqui.

O WordPress ainda disponibilizou este outro plugin – o Editor Clássico – para o caso de quando a atualização estiver disponível, você poder ter a opção de utilizá-lo caso não tenha se familiarizado bem com Gutenberg.

Dá uma olhada, teste bem, e não se assuste. Ainda nesse mês, vou preparar o editor no ambiente online – aquele que os clientes veem quando preciso apresentar o projeto de um site. Quero ajudar os editores a se familiarizarem com o novo editor.

E principalmente, fazer com que eles não se assustem. Porque de princípio assusta para quem está acostumado a escrever de uma maneira durante anos e anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.