Image

E o Mastodon nessa história toda?

Por que na sua opinião o Mastodon não conseguiu se firmar como uma alternativa ao X, mesmo você tendo uma conta por lá?
,

Por que na sua opinião o Mastodon não conseguiu se firmar como uma alternativa ao X, mesmo você tendo uma conta por lá?

Pergunta feita por este editor

O Mastodon surgiu muito antes de se pensar em Threads ou Bluesky. Mas ele estava aí, como uma alternativa ao X desde que a rede social ainda se chamava Twitter. Parecia uma rede social promissora, mas eu não diria que o problema dela seja a descentralização, visto que Threads e Bluesky trabalham nesse mesmo conceito e rapidamente se popularizaram no Brasil, mesmo que utilize a mesma lógica de rede social descentralizada, com vários servidores, com várias possibilidades de mediação, enfim, apresentando o fediverso. Hoje o Mastodon se consolidou mais como uma ferramenta que une os fediversos, salvo o Bluesky que não usa o mesmo protocolo.

Eu estou nessa rede social há uns dois anos, compartilhando as mesmas coisas que eu compartilho nas demais redes sociais. Lá nunca parou, para falar a verdade, e não é uma rede social abandonada. Ela ficou mais alternativa, para públicos alternativos, eu posso dizer. E não consegui crescer consideravelmente lá pelos mesmos motivos que eu não consegui crescer ainda no Bluesky: o fato da rede social não ter como permitir o cruzamento nem com outras redes sociais, nem com a agenda de contatos para saber quem deles está de fato na rede social. Não que isso seja um pré-requisito para qualquer rede social, mas é fundamental para evitar que se faça uma busca manual e muitas vezes infrutífera.

Como bem disse, eu não consegui crescer no Mastodon pelos mesmos motivos que eu não consegui crescer com o Bluesky, com a diferença de que esse “crescer” tem bastante diferença entre os 42 seguidores do Bluesky e os 14 do Mastodon. Ainda encontro um espaço para crescer no Bluesky e esse jogo, como eu bem disse, pode virar diante de toda a movimentação que existe na rede social e o algoritmo que favorece em termos de curtidas e compartilhamentos do conteúdo que eu posto lá. Quanto ao Mastodon, a rede ficou estagnada e não consegui ainda encontrar um público por lá, nem mesmo o de artes.

E o Mastodon nessa história toda? Não conseguiu se apresentar como uma rede social alternativa ao X diante de existir simultaneamente a ela, mesmo quando nada parecia acontecer lá. Mas se o problema era ser uma rede social descentralizada, todas as demais assim o são. Mas ainda tem alguma coisa que o Mastodon conseguiu ser promissor: é em conseguir ser várias pequenas redes sociais ao mesmo tempo, inclusive o Threads, que por conta da integração com o fediverso, consegue ser acessado do cliente principal do Mastodon e ter um perfil criado lá seguido por perfis criados nas redes do ecossistema do Mastodon.

Essa talvez seja a maior esperança da rede social, ou melhor, do ecossistema de redes sociais que o Mastodon representa, depois de praticamente ver o bonde passar, mas nem tudo está perdido visto que o Mastodon é praticamente um ecossistema comunitário, composto por várias redes, de várias tribos diferentes, que sempre vão se encontrar ali. Afinal, se dizem que o X era a grande praça pública onde se discutia de tudo, o Mastodon consegue ser uma e várias ao mesmo tempo. E é transitando entre as várias praças que a gente vai encontrando o nosso lugar no mundo, e quem sabe, deixando as suas marcas.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo