É agilidade que você quer? É o que vai ter

Ah, os sites de notícias… Alguns parecem que tem hora para funcionar e nunca são atualizados conforme as notícias acontecem. Escrever no instante, enviar vídeos e fotos instantâneas é e sempre foi possível. E o WordPress tem um aplicativo completo para isso. Sim, é sobre agilidade que queria falar hoje. E me voltar para quem, como eu, sempre mantém o site – ou o blog, como queira – sempre atualizados.

Vários textos deste blog foram escritos pelo aplicativo do WordPress no celular. Ele é bem completo para redação de uma matéria. Ou você pode postar diretamente, ou pode deixar no rascunho e pedir uma revisão para alguém que está no posto fixo de trabalho, usando no computador. O fluxo de trabalho e agilidade na informação tem ganhos significativos.

A grande maioria dos portais de notícias do meu estado usa o WordPress. Mas será que tiram o máximo proveito da plataforma? Pense numa rede social: você escreve o que você sente e você vê naquele momento. Site para mim também tem que ser assim. O leitor gosta de agilidade.

Para provar que é possível começar uma matéria no local da notícia, continuar no carro e até mesmo entregar a matéria para o seu chefe antes de você chegar no veículo de comunicação, é que… Este post vai se voltar para o seu chefe. É, é com você mesmo, editor-chefe!

É agilidade que você quer? Eu te mostro

Pense que uma matéria não nasce dentro do ambiente fechado de uma redação e um site pode ser redigido de qualquer computador. Pense que você está conectado aos seus colegas em grupos de trabalho no WhatsApp, Trello ou Slack. Qualquer ambiente virtual substitui uma redação física.

E assim você tem mais tempo para ficar em campo, aumenta a coleta de notícias das ruas (notícias de trânsito, policiais) e dá o máximo de informações de onde você está, sem as limitações de uma mídia social. Lembre-se que mídia social só divulga, site completa. E dá para ter agilidade de mídia social no site.

O leitor ganha mais conteúdo, o editor, mais tempo e a equipe, mais produtividade. Quanto mais distribuição de equipe, mais matérias. E mais facilidade de conseguir informações que o seu concorrente só vai ter acesso depois.

O que mais gosto no aplicativo do WordPress?

É justamente a transparência deles. Toda atualização que eles fazem, eles descrevem direitinho.

É uma solução tão completa quanto o próprio CMS. Você insere o seu usuário e senha do site e faz as atualizações, no que se pode fazer tanto em sites do WordPress.com – para quem o aplicativo foi criado – ou em auto-hospedados como esse – que tenham o plugin Jetpack instalado para um fluxo mais completo, mas eu consegui fazer login em sites que não o tinham há um tempo atrás, não sei se conseguiria agora.

Instala, entrega e vai. O fluxo de trabalho que vou apresentar a seguir é exatamente como você pode fazer isso com poucos recursos – ou quase nada – e assim distribuindo equipe literalmente. Ou atualizar sobre algo muito interessante que você viu nesse momento e agora, sem precisar chegar em casa – ou no veículo em que você trabalha – para abrir o computador e escrever.

Fluxos de trabalho

Para uma melhor compreensão do que eu queria dizer sobre “fluxos de atualização em trânsito”, criei esses organogramas de cabeça mesmo, para que você entenda melhor qual é o meu fluxo de trabalho e como você pode aplicar isso melhor até do que eu.

Como deste blog cuido eu sozinho, meu esquema é assim:

  • Quando eu escrevo no celular, eu tenho duas opções: a primeira é postar direto se for algo muito urgente. Se eu tiver as ideias todas formuladas na cabeça, escrevo direto e só depois vou complementar;
  • A segunda é começar no celular e terminar no computador, onde eu vou inserir as diretrizes de SEO. Se você trabalhar em equipe, você pode começar no celular e uma segunda pessoa no local de trabalho irá inserir as diretrizes de SEO e revisar o texto.

Como o aplicativo do WordPress por lógico permite subir fotos, você vai escrever uma matéria ou um post diretamente do local dos fatos, já subindo a imagem que você tirou no servidor, para conferência da equipe que está monitorando e irá lhe ajudar na composição da matéria.

Agilidade é isso. É usar a tecnologia para entregar um trabalho mais rápido. Coisas que você faz na base do raciocínio e por fim cria o seu próprio método. Como esse que eu compartilho agora.

Compartilhe este post