DESTAQUES DA MADRUGADA DE UMA NOVA ERA

Porque estes são os primeiros destaques da madrugada escritos em Gutenberg. Porque sair de um editor que eu estava acostumado há quatro anos para esse, é definitivamente uma nova era.

Já usei dois editores no Blogger, que aliás eu detestava. Não para menos usei o Windows Live Writer para escrever posts no Blogger – a fase Candara surge daí, quando eu não sabia que não era todo mundo que tinha essa fonte instalada no computador, e aí nem queria saber, fiz graça. O que fiz até migrar para o WordPress e me acostumar ao famoso editor clássico da plataforma por quase quatro anos, uns cinco. Ia fazer cinco.

Mas como tudo na vida era treinamento, já me acostumei um pouco, visto ter testado os betas do Gutenberg nos ambientes de desenvolvimento da 612 Comunicação, e deles ter criado as famosas aulas da #escola612. Devo me imaginar como é fazer isso com antecedência, me perguntando “será que mais alguém nessa cidade já sabe como é isso?”.

Ora, ora, já sabe. Agora é só aproveitar escrevendo tudo o que for possível de escrever sobre qualquer coisa, nas páginas que você alimenta. Na 612 mesmo, você falou sobre a cor do ano!

A única coisa que Mullenweg e sua equipe ficaram devendo no Gutenberg foi traduzir o editor em Português – certamente isso está acontecendo com outras línguas. Ele ainda está em inglês na maioria das funções. Como eu tenho noção da língua, até que não dá para sofrer com isso no momento. Mas eu creio que isso será solucionado.

Outras grandes histórias hão de surgir escritas em Gutenberg. Essas foram apenas algumas das primeiras. E é o que esperamos ler daqui em diante, porque escrever, bem, escrever está sendo bem diferente para mim e para quem já atualizou.

E é isso. Logo mais estou de volta, contando novas histórias, não importa de que forma.

Sonhem com os anjos e boa noite.

Compartilhe este post