Image

De onde veio meu nome?

De onde veio seu nome?

De onde veio seu nome?

Daily Prompt

De todas as perguntas que o Daily Prompt fez até aqui, essa talvez seja uma das mais fáceis: de onde veio o meu nome. Vocês devem achar o meu nome esquisito, diferente, mas é algo que eu me acostumei e tornei uma marca. Muita gente que não me conhecia errava, me chamava de “Josivaldo”. Mas depois da Internet – e de tornar o nome uma marca própria – ninguém nunca mais errou o meu nome. E até adotavam meu apelido de família, Josi.

Mas de onde veio mesmo o meu nome? O nome “Josivandro” é um morfema (ou palavra-valise) que saiu da cabeça da minha mãe. Ela juntou o nome do meu pai, José, com o apelido dela, Vanda, adaptou o final pois estava batizando uma criança do sexo masculino, e no fim deu no meu nome.

O meu nome completo é Josivandro Fernandes de Avelar. Quanto ao nome de trabalho, resumido em Josivandro Avelar, quis adotar porque o meu nome já era longo e o Fernandes – meu primeiro sobrenome – iria tornar ainda mais longo. E uma boa marca, mesmo que ela seja o seu nome, precisa ser bem objetiva.

Essa história está registrada na biografia deste autor – a página “Sobre mim” – no blog.

Existem 85 Josivandros no Brasil

Mas eu não sou o único Josivandro que existe por aqui. De acordo com o IBGE ainda com os dados do Censo de 2010 (você pode buscar aqui quantas pessoas existem com seu nome), existiam 85 pessoas com esse nome no país, sendo 24 na Paraíba, estado onde eu nasci e onde moro, representando 0,64% da população paraibana, e sendo o 47.225º nome mais popular do país.

E dessas 85 pessoas, eu devo ser o mais, digamos, conhecido. Pois é o primeiro que aparece no Google, até por ter um blog e uma considerável presença nas redes sociais. Lembrando que esses 85 Josivandros foram contabilizados no Censo de 2010, quem sabe não aumentou? Um novo Censo está em andamento no Brasil.

E sabe de uma coisa? Eu gosto do meu nome. Traz uma certa referência. E fiz dele um modo de você me conhecer pelo que eu sou e pelo que eu faço.


Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  2. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  3. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  4. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  5. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos
  6. Luneta Sonora 120: Pessoas reais, conexões reais, propósitos reais

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.