Image

#ContentTalks: Viva São João!

Já é São João aqui no site. Pelo menos desde o início do mês. E a programação junina agora vai ficar mais intensa nessa semana.

Chegamos ao ápice das festas juninas, ou melhor, a semana do ápice delas. Dos três santos festejados no mês de junho, a data mais celebrada é a do dia 23 para o dia 24 de junho, o São João. Por uma dessas coincidências do destino, próximo da entrada do inverno assim como o Natal está para o verão. Até porque a origem das festas está ligada ao solstício de verão no Hemisfério Norte, no que no Hemisfério Sul se celebra justamente na época natalina.

E não para menos, o dia de São João é celebrado praticamente seis meses antes do Natal. E faz sentido a partir do momento em que João Batista prepara o caminho para Jesus. O conceito da fogueira como símbolo da época nasce de uma história onde uma fogueira foi usada como um aviso de Isabel, que acenderia uma fogueira em um morro para alertar para Maria, mãe de Jesus, que João Batista nasceu. E a partir daí, temos o conceito das festas juninas surgidas na Europa.

E quem traz ao Brasil são os portugueses. Ela é celebrada em todo o país, mas no Nordeste elas ganham justamente um conceito de grandiosidade, no que notoriamente se destacam as festas de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, aqui na Paraíba, com festas que duram todo o mês de junho. E isso sem contar as outras cidades dos estados do Nordeste.

Tá, e onde a gente entra nisso?

Como vocês podem notar, desde o início do mês este site foca em conteúdo de temática junina através dos desenhos, já como um chamariz para o que irei apresentar durante o restante do ano, principalmente nas artes digitais, que agora contam com planos de venda. Mas não é apenas isso.

Todos os vídeos de desenhos juninos, sejam físicos ou digitais, tem fundos musicais de forró, priorizando o forró mais raiz. Para alguns vídeos, como na #FolhaPreta no formato Reels do Instagram, tem dado muito certo. Esse é o começo da mudança de repertório dos vídeos das artes digitais, que deixam de usar trilhas brancas e passam a usar músicas mais conhecidas.

Ao longo desta semana de São João, outros conteúdos do site passam a ficar mais “no clima”, e um dos exemplos já vai ser amanhã, com a web story semanal com os melhores desenhos juninos publicados – e ainda nem defini se a seleção será dos físicos ou dos digitais, creio que até amanhã eu já tenha essa definição a depender da disponibilidade.

Mas de qualquer maneira, a vitrine está aí. E ainda tem mais um pouquinho de junho para celebrar os festejos juninos. Fora que a véspera de São João é na sexta-feira, dia de quê? Luneta Sonora!

Até lá, seguimos com a semana junina. E ela já está aí desde ontem. Ou melhor, desde o início do mês. Só agora que os destaques da semana entram com tudo no clima. E vamos que vamos, afinal, Viva São João!


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.