Image

#ContentTalks: Noção de organização

Você precisa ter noção de organização quando se dá conta de que a vida não pode ser uma bagunça. Em todos os sentidos.

Na semana da organização aqui no site, momento de colocar as coisas no lugar e outras coisas relacionadas mais, queria mostrar um pouco da importância da noção de organização que precisa existir para que o trabalho que eu executo esteja minimamente dentro das melhores condições possíveis. Isso hoje em dia não acontece, ou se acontece, acontece em parte. E eu tento me organizar na medida do possível para que eu possa entregar o melhor de mim mesmo para as pessoas. Você precisa ter noção de organização quando se dá conta de que a vida não pode ser uma bagunça. Em todos os sentidos.

Procuro fazer o possível para que eu possa ter ao menos um pouquinho de organização no meu ambiente para poder ter uma produtividade melhor. Mas será que isso é possível diante das condições e limitações? Será que se consegue ser minimamente organizado em um ambiente que muitas vezes não te permite isso e faz com que você precise batalhar para conseguir o seu lugar, sabendo que isso custa muitas vezes um tempo precioso que vai fazer falta lá na frente? É algo que não é só um problema meu, mas eu tenho certeza de que muita gente enfrenta esses problemas e se identifica com o assunto eu vou tratar aqui.

Ontem eu publiquei a agenda de 2024 com seis meses de atraso, mas pelo menos pouca coisa mudou de dois anos para cá. Mas a agenda precisava ser publicada, e isso deveria acontecer em fevereiro, logo quando terminasse o Bloganuary. Mas eu não me dei conta disso por causa da ansiedade em retomar logo a rotina que eu tinha, e eu acabei esquecendo desse detalhe. Só me dei conta de que eu publicava as agendas anuais quando eu fui buscar a base estrutural dos posts da semana na Luneta. Eu tinha feito isso em 2022 e 2023. E não fiz esse ano. Mas sabe quando você sente que nunca é tarde para se colocar as coisas no lugar? Então, eu fiz isso. E eu vou me lembrar que eu vou entregar a agenda de 2025 na data correta, em fevereiro.

Eu falei sobre o uso de bases estruturais nos posts de alguns temas do site, tendo sido a busca por uma dessas bases o motivo de eu encontrar as agendas. Não tinha comentado ainda sobre elas, que são arquivos de posts que eu utilizo no site que ficam nos rascunhos e servem de referência para o que eu vou colocar no ar em um determinado tema. Só preciso escrever dentro dessa estrutura e me regrar, afinal, é assim que eu sou: repleto de regras que eu mesmo me estabeleço para ter uma disciplina. Essa disciplina me permite que eu consiga não pular nenhuma atividade que eu estabeleci, e por isso, você está vendo este post, o que significa que a missão para o dia foi cumprida.

Vários posts do site possuem base estrutural exatamente por isso: organização. Para eu não fazer os posts dos temas cada um de um jeito. Você percebe que cada tema tem uma organização diferente, eu escrevo na medida, e não preciso entregar uma pauta bagunçada. Só uma amostra do que eu chamo de noção de organização e que explica muita coisa, é verdade. Tudo isso para entregar um material autoral e que possa atender as expectativas das pessoas. Entendo que muitas vezes isso pode não acontecer, mas é para isso mesmo que se trabalha e se insiste: uma hora você consegue, em vários momentos você consegue. Não se frustra, não desanima.

Nem mesmo o lapso de memória que eu tive com a própria agenda foi capaz de abalar a minha noção de organização. Porque o que eu mais queria era continuar mantendo a minha rotina organizada. E aqui estamos! Muitas vezes, eu sempre acredito que eu não consigo entregar um dia completo, mas desde que eu tomei a iniciativa de me organizar através de uma agenda, isso não aconteceu em nenhum dia. Não para menos, aqui está mais um dia concluído, mais uma pauta concluída, e mais um #ContentTalks entregue não só para conversar, mas também para refletir, como eu sempre faço em todos os #ContentTalks que eu trago nas segundas-feiras. E para mim, é isso que importa.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo