Image

Agenda 2023 do site e redes sociais

Cá está ela, a agenda 2023 do site e redes sociais deste editor que vos escreve, para começar a rotina do ano.
, , , ,

Este post é dedicado a ela. Eu vivo falando todo dia dela. Estou falando da agenda 2023 do site e redes sociais, que vai em seu segundo ano seguido. A agenda de 2022 foi ao ar com o nome de grade de programação, mas desse ano em diante, como podem ver, vai ao ar com o nome que eu consagrei esse tempo todo por viver falando dela. A agenda de 2023 consolida o que foi construído ao longo do ano de 2022. Quando a primeira agenda entrou no ar, foi atualizada ao longo do ano passado até atingir o formato de quatro posts diários no site. E bem, a agenda de 2023 praticamente institucionaliza essa grade, mantendo o compromisso de trazer conteúdo em todos os dias do ano.

A meta do ano passado foi fixar essa agenda na cabeça e trabalhar baseado nela. Eu consegui. Agora, a minha meta deste ano é criar e guardar conteúdo para reduzir o número de posts que vão ao ar em cima da hora. Eu até já fiz isso: me empolguei com os clássicos do blog que eles ainda existem, mas terão que mudar de nome no próximo lote por razões óbvias (serão Clássicos de Josivandro Avelar). Mas preciso fazer mais posts para guardar e sacar o conteúdo no momento certo. Daí eu conto com ferramentas como o Simplenote, onde eu tenho algumas coisas guardadas, fora o que está no rascunho, que precisa estar movimentado. Essa é a minha meta. Mas para que essa meta seja atingida, a agenda de posts precisa ser reforçada e intensificada, e é isso que eu vou fazer todos os anos. Começou no ano passado, segue firme e forte neste ano.

Sabe de onde eu tirei a ideia de desenvolver a agenda de posts? Ok, foi por causa do Bloganuary no ano passado, no desafio de manter o site atualizado diariamente. Mas a maneira que eu organizei a agenda é inspirada em três influências: EMEF Santa Ângela, Lyceu Paraibano e Uniesp. Eu acompanhava a grade das duas últimas escolas e faculdade onde eu estudei, que foram as que tinham vários professores, diferente das escolas até a antiga quarta série com uma professora só – e quando tinha outra era de inglês, caso da minha época de El Shaddai. Nas escolas públicas, tinha momento que mudava direto. Tinha dias com cinco e seis aulas. Na faculdade começou com quatro horários e terminou com dois. E com essas grades na cabeça, me inspirei para fazer a minha grade.

E trazendo esse conceito para cá, vocês podem reparar que as duas tabelas possuem quadros divididos em quatro, com temas diários corridos (Daily Prompt), temas diários variáveis (destaques aleatórios, que entra em posicionamento diferente nos fins de semana e pode ser cedido a temas anuais), programação de arte e os destaques semanais. Ou seja, aqui temos de certo modo uma grade de programação, que é horizontal por ter uma sequência diária e vertical porque essa estrutura se repete a cada semana, com um tema para cada dia.

Então vamos lá com o guia da rotina que vocês verão aqui de hoje até dezembro, quando são postados os especiais de fim de ano, e janeiro, quando vai ao ar o Bloganuary. Tirando isso, de fevereiro até novembro o esquema vai ser desse jeito, mas pode ser alterado conforme a necessidade. E sim, eu fiz as agendas é no Flourish, para não correr risco de aparecer com o layout quebrado nos dispositivos móveis.

E abaixo, a agenda de redes sociais, com uma quantidade considerável de parênteses e considerações. As lacunas em branco podem ser utilizadas para posts livres.

Nos próximos dias eu vou entregar a versão atualizada do Mídia Kit – que vai ser quase um livro, já vou logo avisando – e vocês vão poder ver outras novidades relacionadas a divulgação do site. O importante é que a partir de agora tudo está pronto para retomar a rotina diária.

Até porque agora temos uma agenda renovada. E não só aqui, mas também nas redes sociais. Siga-me no Instagram – e nas demais redes sociais – em @josivandroavelar. No Twitter e no Telegram, siga-me em @josivandro. E tem também as demais redes sociais.

E agora, com agenda e sem desculpas, a rotina diária está de volta! Os destaques aleatórios retornam já amanhã. E assim vai ser até o fim de novembro, com os posts de fim de ano em dezembro, e o Bloganuary em janeiro. Mas vamos pensar no que vamos fazer agora, afinal, é assim que a gente constrói um ano novo.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 138: Mídia Kit de Social Media e Redação
  2. Luneta Sonora 137: Histórias e pilares de uma semana intensa
  3. Luneta Sonora 136: Brigando com os algoritmos
  4. Luneta Sonora 135: Desenha e fala, aproveita o tempo
  5. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  6. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.