Confiança na memória? Certeza de que vai acordar sem inspiração e dormir com o post feito? Nem sempre! Naqueles momentos em que a inspiração vier, mete rascunho! É assim que eu tô trabalhando nesse momento, em um post que comecei a escrever já tendo uma #ContentTalks engatilhada. Então, meu amigo, mete rascunho mesmo!
É material de gaveta mesmo. Que pode ficar uma, duas, três semanas lá no cantinho, pronto para ser usado no melhor momento. Tem rascunho aqui no blog que já tem um ano, e esse rascunho ficou guardado dois meses. Como é bom escrever para postar depois… Isso deveria ser mais um desses hábitos que deveria cultivar.
Por isso, é necessário manter a constância não apenas no que vai ao ar, mas garantir reserva de material. Para isso, vamos comparar essa reserva com a feira que você faz todo mês. Sei, a conta da feira tá alta… É a inflação.
Então, quando você compra feijão, você está comprando feijão para o almoço que vai fazer hoje? Sua resposta seria não, compraria feijão para um mês de almoço para não precisar voltar ao mercado todos os dias que quiser comer feijão no almoço.
Criar rascunho é assim…
Você tá criando uma reserva de vários assuntos que são atemporais para garantir que você tenha material quando não tiver inspiração. Como esse post aqui, que veio a calhar para o momento de sobra de tempo. Para evitar problemas em alguns temas – e sim, eu tenho! Desse modo, garanto material por um bom tempo.
Hoje o blog conta com vários rascunhos, fora os que ainda estão no Simplenote, ali mesmo eu crio uns textos a rodo e trago para cá. Quando eu comecei a escrever este post, nem estava pensando em adotar a aplicação. E tem sido uma mão na roda.
E não só posts. Fiz uma enorme reserva de redes sociais, ou seja, eu também tenho material para dias de publicação no Instagram e nas demais redes sociais. Tudo isso para manter um fluxo de publicação diária que agora inclui quatro posts diários no blog. O que no caso do sábado se eleva para cinco, mas a ideia é manter a série de artes digitais com posts de segunda a sábado, justamente para manter o equilíbrio de quatro posts diários. Mas isso eu vou pensar melhor.
E assim, desse modo, garanto dias, um mês, me sobra tempo. Tempo que, como dizia na semana passada, é precioso. E tempo é o que eu preciso para criar. Melhor do que isso, é criar para vários dias. Essa #ContentTalks aqui escrevi num dia, quando tiver ido ao ar, já terá se passado um bom tempo.