Image

#ContentTalks: Mensagens duvidosas no inbox das páginas do Facebook

Você é dono de páginas no Facebook e recebeu mensagens duvidosas nos últimos dias? Podem ser as mesmas que eu recebi e resolvi expor aqui. O golpe tá aí, mais um.
,

Se você tem uma página do Facebook, o #ContentTalks de hoje é para você. Os golpistas estão cada vez mais criativos e agora inventaram um golpe que visa os administradores das páginas de Facebook. Eles enviam mensagens duvidosas sobre problemas com as contas, e anexam links para os quais supostamente você entraria em contato com o suporte. Recebi de uns dias para cá umas 5 mensagens com conteúdo parecido e alarmista, mas que dá para identificar bem que são golpes muito malfeitos.

Essas páginas se passam por representantes da Meta, dona do Facebook, dizendo que a página estaria restrita por todos os motivos possíveis e imagináveis, indicando um link de suporte que não possui o domínio do Facebook, o que já suscita desconfiança aí, afora não ser esse o meio que o Facebook usa para entrar em contato com uma página. E se sim, jamais usaria terceiros para mandar recados os quais ela mesma envia por e-mail.

Veja o conteúdo de duas delas, que é absolutamente o mesmo. Os prints são diferentes porque vieram de duas páginas do Facebook diferentes, e teve página que eu bloqueei que usou o mesmo conteúdo, com a mesma “ID de caso para este contato”, nem disfarçar o golpe souberam. Os links são diferentes, com o mesmo domínio, mas o que é indisfarçável é que são phishing puro. Certamente você que gere uma página já deve ter recebido isso daí.

Que direitos autorais seriam esses? E por que eu violaria os direitos autorais da Meta se na verdade são os fraudadores que estão fazendo isso usando o nome dela? A mensagem do print acima foi mandada há dias, e a página continua no ar, por aí você tira. O velho truque de “terrorismo psicológico”. E você se pergunta: a Meta sabe disso e não faz nada? É ruim encontrar uma ferramenta de denúncias e de suporte – e vocês lembram o quanto eu sofri para recuperar a capacidade de agendar posts no meu Business Suite.

Mas calma que tem mais…

Agora eles alegam que receberam feedback das autoridades ao Facebook sobre atividades de evasão fiscal de empresas nacionais e internacionais. Que evasão fiscal? E o link da Meta que nem da Meta é? Repare mais uma vez no uso de terrorismo psicológico para persuadir o usuário a clicar no link fraudulento, que certamente pediria informações sensíveis como senhas, por exemplo. Tudo para sequestrar a conta e as páginas.

O detalhe: a página acima se chama “Escritos Tumblr” (Tumblr é uma rede social de blogs que pertence atualmente a Automattic, a desenvolvedora do WordPress) e supostamente seria uma página que postava figuras e posts vindas de lá. Certamente foi sequestrada pelos golpistas, que nem se deram o trabalho de mudar o nome, simplesmente tacaram um logotipo da Meta no avatar, afinal, vai que cola para alguém…

E que tal essa aqui?

Vocês já devem saber que este site não faz publicidade política, nem nossa conta no Facebook é política. Política, principalmente na Paraíba, é tudo o que este site não quer ser para ser diferente de tudo. E olha o nível da mensagem que chega de mais uma conta com nome estranho. Lembrando que os prints exibidos são de contas distintas, ou seja, estão atirando para todo lado. O detalhe é que na mensagem o link fraudulento não foi ativado.

Logicamente, não caí nessa nem muito menos cliquei nos links informados acima, já supondo que se trate de phishing no qual tudo o que eles querem é o acesso, o que a Meta não pede no suporte das páginas, que lembrando, não é feito desse jeito. E certamente, como bem disse, outras pessoas podem ter recebido essas mensagens fraudulentas, e não há um mecanismo de denúncia eficiente na ferramenta inbox, o que complica bastante para notificar a Meta sobre o uso indevido da marca nesse tipo de ação.

Fica aí mais um registro de como os golpistas virtuais já não tem mais o que inventar. Podem vir outras mensagens assim, que para mim, não vão colar.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?
  2. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  3. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  4. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  5. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  6. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.