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#ContentTalks: Documentando 3 – Planejamento em prática

Da agenda ao agendamento, o planejamento estabelecido para o site está em prática e será documentado na revisão do Mídia Kit e guia do site.
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Na semana passada você viu o segundo post da série “Documentando” do #ContentTalks, e nele eu falei um pouco dos resumos que vão figurar no Mídia Kit e guia do site. E ainda tem o post da semana retrasada, afinal esta série é de três posts, não é? Vamos falar no post de hoje como o planejamento do que vai ao ar na semana inteira foi colocado em prática e consolidou este projeto. Melhor ainda é quando você pode antecipar os posts, igual este aqui que foi editado no Domingo de Páscoa, enquanto os posts do Domingo de Páscoa já tinham sido editados no sábado.

A parte de planejamento antecipado de posts foi adotada nesta semana, após mudanças no Daily Prompt, que permitiram o agendamento dos posts para 48 horas. Alguns podem nem ser possíveis de agendar. Outros podem ser feitos em cima do laço. O objetivo é ter tempo para planejar os outros dias ou até tirar uma folga, sem se preocupar com o que vai entrar no ar nos próximos dias. Como tudo na vida, é uma questão de costume, e quando eu quis fazer uma agenda de posts, fui na marra e consegui. E aí está o projeto consolidado. E as pessoas sabem em que dia determinados posts entram no ar.

É justamente esse costume que eu quero criar com o leitor, e olha que faz um ano que a agenda está ativa. Ela está no Mídia Kit e no guia do site justamente para que os stakeholders tomem conhecimento do que entra no ar em determinado dia. É que nem uma emissora de TV, onde você tem uma grade de programação, onde a cada dia tem uma atração e ela se repete a cada semana, sempre entrando na mesma sequência. Ok, aqui no site nem sempre é horária, mas em um site, o usuário já sabe que em determinado dia vai entrar um conteúdo determinado no ar e vai encontrá-lo a qualquer momento.

Esse é um dos aspectos que permite aos stakeholders não apenas patrocinar espaços, mas um determinado tema semanal. Aqui está a inovação do plano comercial: você pode patrocinar uma categoria, em vez de um espaço de propaganda. E pode ter aquela marca anunciando exclusivamente naquela categoria, que ainda que entre no ar em um determinado dia da semana, fica lá por um bom tempo e pode ser visto em ocasiões posteriores, a depender da disponibilidade do usuário, que pode ler o post na hora ou quando quiser, como no recebimento de uma newsletter, por exemplo.

E bem, já tracei nesses três posts os principais aspectos do que os stakeholders verão no Mídia Kit e guia do site. Muita coisa surgiu de duas semanas para cá e vai se adequar ao futuro justamente através destes documentos. A partir da semana que vem, o #ContentTalks traz essas bússolas, e é por elas que quem acredita neste site e neste projeto deverão se orientar.

Melhor ainda, tendo tempo. Agora que eu consegui agendar os posts do site para um intervalo que me permita trabalhar melhor nos dias que eu quero me dedicar a fazer um trabalho mais elaborado, ou mesmo a revisão do Mídia Kit e guia do site. Que lembrando, serão atualizados anualmente. Por isso, o trabalho precisa ser o mais abrangente possível, mesmo sabendo que muita coisa vai mudar ao longo do ano.

E essa bússola começa a orientar o que acontece aqui na semana que vem.


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