Image

#ContentTalks: ampliar os meios de compartilhar

A inteligência artificial já trabalhava para mim em vários recursos do blog. A necessidade me fez ampliar esses recursos.
,

Custo-benefício. Se você tiver que pagar, pague, mas pague por uma solução que te beneficie de fato. Foi o que eu fiz quando abandonei o compartilhamento social do Jetpack, após uma mudança de política. Se eu continuasse, só teria os meus posts publicados praticamente na primeira semana de cada mês. A mudança que eu fiz é um modo de ampliar os meios de compartilhar conteúdo e de certo modo centralizar toda essa operação.

O compartilhamento social é necessário por um motivo simples: eu trabalho sozinho. E preciso de um meio que trabalhe para mim de forma automática e facilmente controlável da maneira que eu gostaria. E nisso o IFTTT foi uma mão na roda. Até então, a ferramenta trabalhava no compartilhamento de redes que até então eu não tinha essa possibilidade. E por essa necessidade, ampliei para tudo.

A inteligência artificial trabalha para mim desde 2020, tempos de pandemia, pesquisa para melhorar o blog, ele estava praticamente renascendo depois de um tempo morgado, posso dizer assim. Quanto mais tempo me dedicasse ao conteúdo, melhor. E deixaria o próprio blog trabalhar para mim, ou melhor, a inteligência artificial. Ela já trabalhava em alguns recursos do blog. E a necessidade me fez ampliar esses recursos.

E eu chamei aquilo na época de canivete digital. Porque era mesmo e continua sendo.

A mudança de compartilhamento social se dá por uma mudança no Jetpack, que passou a cobrar pelo compartilhamento social, restringindo aos planos gratuitos 30 ações por mês, o que é pouco para as necessidades dos clientes. A opção pelo IFTTT foi por conta da ausência de controle desse antigo modelo, o que não justifica pagar pelo que já usava quando eu tinha menos controle sobre como os textos e links eram postados nas redes sociais. Em outras palavras, já estava insatisfeito e a cobrança por algo que não estava atendendo as necessidades foi a gota d’água. Era melhor pagar um preço justo por algo mais completo, e o IFTTT caiu como uma luva para isso, fora que eu já utilizava a ferramenta em outros modos de compartilhar.

Desse modo, passei a controlar melhor as mídias sociais e fazer as mudanças necessárias, além de aguardar por novas adições e ir melhorando todo o controle da produção no futuro. Ampliar os meios de compartilhar e ter autonomia sobre isso faz parte também do conceito de liberdade. Eu tinha medo de compartilhar um post no aplicativo por conta da entrega de um spoiler no Facebook que eu não podia controlar – o parágrafo inteiro ia parar na legenda se eu não colasse manualmente um texto. Hoje eu posso definir qual dos elementos de texto é que vai ser entregue lá. No que eu optei pelo título do post. Uma maneira de combater os leitores de manchete que acham estar informados apenas lendo o texto da mídia social, sem clicar, sem ser audiência.

Mais novidades estão chegando por aí. Ampliando os meios e aumentando as possibilidades. Foi isso que eu quis fazer. E é nesse caminho que eu sigo por uma melhor produtividade aliada com liberdade criativa.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.