Como vai ser o novo #96folhas?

Este post aqui vai explicar a mecânica da série #96folhas, que vai ser o destaque dos sábados do Blog Josivandro Avelar. Um novo caderno está sendo preenchido com artes. Assim como nos demais cadernos, é o desafio em que cada folha se torna um novo desenho diferente, mas com a condição de que eu não arranque nenhuma folha, de modo a totalizar, em 96 sábados, as 96 folhas do caderno atual. Esse será o terceiro caderno de 96 folhas – sim, houve outros, mas foram de 48 e 40 folhas – a própria série de cadernos começou com um de 48.

Só que esta série terá uma diferença: será postado um desenho por semana, como dito, todos os sábados, no blog e nas redes sociais. Sim, são 96 sábados, e um desenho por dia pressupõe que a série vá durar quase dois anos, já que um ano tem 52 semanas e a série começa amanhã, 5 de fevereiro de 2021. Ou seja, mantida a regularidade, a série vai até o dia 12 de dezembro de 2023. Pega justamente o mês mais produtivo do blog… No ano que vem – em dezembro de 2022, ainda estará no meio. E até 2023 outro caderno pode ser comprado e assim renovar a série. Com outro número de folhas.

Mais recursos

O caderno do desafio que irá durar dois anos é esse aí embaixo. Foi um presente de aniversário de minha amiga Anne Aline de uns três anos atrás que queria usar em um momento certo, no que quis que fosse agora. A prancheta fui eu que comprei para que pudesse trabalhar com regularidade em qualquer lugar, bem como facilitar no momento de tirar as fotos que vou tirar para a série.

O novo caderno de #96folhas sobre uma prancheta.
O novo caderno de #96folhas.

Os lápis também ganharam reforços e novas aquisições ao longo do tempo, não só do que já foi adquirido, mas do que ainda será adquirido. Afinal, falo de uma série de dois anos que você já sabe como começa, mas nem você sabe como termina. Serão usadas técnicas diferentes – grafite, cor, esferográfica, o que tiver aqui na mesa.

Cada desenho terá uma história. E cada história não se foca apenas no próprio desenho, mas também foca em um contexto e uma crônica que pode ser real ou ficção, depende de cada contexto que o caderno traz. Um maior espaçamento traz mais detalhes, além do próprio fato de que há nove desenhos já prontos, ou seja, material para dois meses garantido. O que for feito agora, só vai ao ar de abril em diante.

Prontos?

O desafio começa no próximo post. Esse foi apenas para explicar como é que vai funcionar. Os sábados serão deste desafio, e outros desafios, com outras artes e outras folhas, não estão descartados. Esse é apenas para um caderno. E qualquer outro é uma nova série.

A série #96folhas irá ao ar, como bem disse, no blog e nas redes sociais. Clique aqui para conferir onde eu estou e me seguir por onde for.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp vai deixar de funcionar nos iOS 10 e 11 A semana no blog- 15 a 21 de maio Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp