BOAS FESTAS JUNINAS

O mês de maio termina e começa uma das épocas mais agradáveis e festivas do ano, pois o mês de junho, como o próprio nome lembra, traz as festas juninas. Só para dar um exemplo, o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, a 120km de João Pessoa, começa hoje e vai até 28 de junho. E várias cidades do interior da Paraíba já preparam as suas festas. As cidades, e claro, os moradores.

As festas de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (28 de junho) são muito populares aqui na Paraíba. E certamente uma coisa que vem a lembrança de muita gente são os arraiais de escola, Quem já participou de uma, o que não foi o meu caso, mas meus irmãos participaram, e daí deu para obter uma boa fonte de histórias, certamente passou por esses momentos.

Um arraial escolar é para os pais do filho uma verdadeira atração. Eles o vestem para as quadrilhas (mas nunca vão a caráter) e claro, levam ao evento da escola. A criançada se diverte muito nas quadrilhas. E os pais só olhando.

Certamente em toda escolinha que organiza essa festa há um concurso de “Rainha do Milho”, que geralmente é eleita por maioria de votos, ou melhor, rifas para os participantes concorrerem a um balaio. Quem vende mais rifas, ou votos, é eleita a Rainha do Milho (porquê logo do milho? Não poderia ser Rainha do Arraial ou Princesa da Festa?)

E, na véspera de São João, é a época de reunir a família em volta da fogueira ou da churrasqueira, como você preferir. É como no Natal em dezembro, se bem que junho também é mês de férias, o que muitos chamam de “recesso junino”. 15 dias, mas são férias.

E junho traz um feriado, o de Corpus Christi, comemorado no dia 11, e uma data semicomemorativa, o dia 12, dedicado aos namorados, que certamente muita gente vai emendar. Pois é, a época junina está só começando.

Compartilhe este post