Lembra que no ano passado iniciamos a terceira edição da Lista de Desejos? A edição 2024-2028 foi publicada no dia 1º de agosto do ano passado e trouxe desejos atualizadospara os bairros de residência deste editor que vos fala, os bairros do Rangel e do Cristo Redentor, na Zona Oeste de João Pessoa. Quis fazer na ocasião uma lista só, mais enxuta, afinal, muita coisa evoluiu da segunda para a terceira lista.
Ela já teve um balanço, realizado no ano passado mesmo, em que a lista esteve limpa, lógico, afinal, tudo esteve no começo e era óbvio que pouco iria evoluir em menos de quatro meses. Mas em um ano, muita coisa foi conquistada, e quero trazer o que evoluiu de um ano para cá na Lista de Desejos, no tradicional balanço de fim de ano.
Dessa vez, não trouxe risquinhos, mas bolinhas de evolução, onde temos check para o que foi conquistado por completo, porcentagem para o que está em andamento, e X para o que ainda não andou. Vamos ver o que mudou de um ano para cá?

- O Mercado do Rangel segue com as obras em andamento, e teve evolução considerável de um ano para cá, apesar da obra ainda parecer lenta. A previsão de conclusão é para até o mês de fevereiro do ano que vem. Você tem acompanhado o contador de dias na minicoluna; a obra está próxima de completar 600 dias.
- A iluminação de LED foi instalada ao longo dos meses de novembro e dezembro nos bairros do Cristo Redentor e Rangel, de modo que hoje todas as ruas dos bairros estão com iluminação renovada, incluindo a minha própria, é claro. É o único ponto concluído, embora ainda sejam necessários ajustes.
- Quanto a atualização de roteiros de ônibus, seguimos esperando, mas como quero fazer questão de ressaltar, sem cultura do arrodeio, que foi uma coisa que eu falei há mais de dez anos. Duas linhas de ônibus executivo foram adicionadas aos bairros, porém elas replicam itinerários de radiais já existentes. Sem check.
- Quanto a melhoria da estrutura das paradas de ônibus dos bairros, essa é uma coisa que me surpreendeu positivamente: não foram todas as paradas que tiveram melhorias em um ano, mas duas da 2 de Fevereiro tiveram um upgrade: saíram estruturas precárias e entraram paradas modernas, com direito a carregador USB e por indução para celulares. Por ora identifiquei só essas duas paradas substituídas por um modelo moderno.
- Quanto a adequação de calçadas e passeios públicos, há necessidade de se requalificar a calçada da Dom Bosco, que está bem deteriorada. A outra mencionada, a Nereu de Morais Coelho, teve sua calçada parcialmente construída na pavimentação do restante da rua. Praticamente todas as vias do bairro são calçadas, já nem se vê mais vias de barro por aqui.
O futuro foi consideravelmente construído, e é difícil de escapar dele. É sobre o que é inevitável e sobre a evolução que é possível. Se em 2025 foi assim, 2026 promete ser melhor, e os passos mais importantes já foram dados para que a gente possa lá na frente viver em um lugar muito melhor do que ele já foi antes. E assim seguimos, prontos para começar a construir os próximos passos do novo balanço.










