Administradores poderão apagar mensagens em grupos do WhatsApp – função está em teste na versão beta

O único poder visível dos administradores de um grupo de WhatsApp é o de adicionar e remover membros. Mas isso irá mudar – e criar boas polêmicas, só para não dizer tretas – numa funcionalidade que está sendo testada na versão beta do WhatsApp.

Essa funcionalidade nada mais é do que a possibilidade de os administradores apagarem mensagens dos membros do grupo. Vai dar treta? Pode até ser, dependendo do assunto do grupo. Mas sabe como é o WhatsApp…

Poder de moderar as conversas

Mas tecnicamente falando sobre esse recurso, tretas à parte, essa funcionalidade foi identificada pelo WABetaInfo, site que testa e antecipa funcionalidades que o WhatsApp implementa nos betas para aplicações futuras, com testes realizados pela equipe do site.

Para testar essa nova funcionalidade, que dá aos administradores dos grupos o poder de moderar as conversas nos grupos, o WABetaInfo criou um grupo usando, lógico, a versão beta mais recente do aplicativo. Aí o administrador-teste conseguiu apagar uma mensagem postada por um membro-teste, conforme amostra abaixo:

Administradores podem apagar mensagens dos membros do WhatsApp. Fonte: WABetaInfo
Fonte: WABetaInfo

Repare que o nome do administrador que excluiu a mensagem aparece no lugar da mensagem apagada. Por aí você percebe as polêmicas que isso vai trazer nos grupos… É, não existe nada discreto no WhatsApp.

Importante lembrar que a funcionalidade está em testes e pode aparecer futuramente em versões futuras do aplicativo. Até lá, você ainda não tem esse poder, e até lá pode ser que alguns aspectos da funcionalidade mudem justamente para minimizar as tretas.

Veja um resumo do assunto no recurso preferido da galera. Essa web story foi ao ar ontem, também quis fazer um teste na publicação delas. Aliás, temos mudanças sutis nos detalhes das web stories, só para trazer mais celeridade ao processo de criação, mas isso é outra história.

Uma coisa é certa e isso você deve ter notado ao longo do texto: é um recurso que pode provocar tretas, principalmente em se tratando de um ambiente de discussão, dependendo de qual seja, como é um grupo de WhatsApp. Por isso sempre é bom estabelecer regras de convivência, sejam elas na vida real ou virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.