À PROCURA DE UM LAYOUT: O RESULTADO

Depois de 20 dias, 4 posts e 19 projetos depois, finalmente nós iremos conhecer neste post a nova identidade da  empresa de ônibus PB Rio. O projeto vencedor foi anunciado hoje de manhã pelo Ônibus Paraibanos, organizador do concurso (e um dos parceiros do Blog Josivandro Avelar), por meio de um post, o qual também detalha a cobertura feita aqui pelo blog, com links para os quatro posts que fizemos da série sobre o concurso.

O projeto foi escolhido única e exclusivamente pela direção-geral da empresa, representada por Cláudio Roberto Santos. Dos 19 projetos apresentados ao blog Ônibus Paraibanos, seis foram finalistas. E desses seis, o projeto escolhido pela diretor da empresa foi esse, de autoria de Lucas Rodrigues, aqui mesmo de João Pessoa.

Lucas Rodrigues já tem uma boa experiência com a criação de layouts sobre mockups de ônibus, conforme pode ser visto neste link. Já fez várias releituras de layouts de empresas existentes, todas muito bem-feitas e fiéis à realidade. Se quiser trilhar pelo caminho do design já tem um bom futuro pela frente e um bom portfólio a apresentar.

Agora, com vocês, o projeto vencedor.

Projeto vencedor do concurso da PB Rio, de autoria de Lucas Rodrigues. Será essa a identidade da empresa de agora em diante.

De cara (ou melhor, de olhar clínico) notamos que a tipologia que foi utilizada é da família Myriad (ou para ser mais preciso em se tratando de laudo tipológico, Myriad Pro), uma fonte muito comum em computadores que possuem programas da Adobe (é instalada automaticamente quando se instala o Creative Suite da Adobe no computador), a qual nós apresentamos neste esquema básico que fiz durante a composição deste post. A tipologia foi implementada em todo o layout, portando sendo essa a única a ser detalhada.

Tabela de tipologia feita pelo blog, com a fonte utilizada pelo Lucas para compor a nova identidade visual da PB Rio.

Para saber mais sobre tipologia, leia mais sobre o assunto na parte 4 da série “A Constituição da Lampadinha”, lá tem mais informações sobre aplicação de tipologia no manual de identidade.

O próprio layout também mostra um exemplo de controle de fundo na marca. Nas laterais você pode reparar que a tipologia é branca, e a versão colorida está na dianteira e traseira. Controle de fundo é a aplicação da marca em várias cores equilibrando tipologia e fundo, permitindo um melhor contraste e visibilidade da marca, o que você pode ver na parte 2 e na parte 3 da série “A Constituição da Lampadinha”.

Com a tabela de cores (mostrada no primeiro post), o mockup, e a tipologia utilizada por Lucas Rodrigues na composição da identidade visual escolhida pela empresa PB Rio, já temos aqui as peças fundamentais para montarmos um manual de marca para a empresa, baseada nas diretrizes que aprendi na faculdade sobre manual de identidade.

Minhas impressões sobre o layout

O layout utilizou as cores propostas pela empresa, conforme as regras exigiam, e também possui alguns elementos extras que a empresa pode utilizar se quiser. São as fotos de paisagens do município de Pitimbu, onde a PB Rio detém a concessão da linha que liga o município até João Pessoa. Apesar do item ser facultativo, a empresa de fato utiliza fotografias do município em alguns dos seus veículos. São implantados por meio do recurso de plotagem (adesivos por cima da pintura original dos veículos).

Outros elementos extras utilizados na pintura são inseridos acima da linha das janelas do veículo, espaço quase sempre não aproveitado: a adição de duas bandeiras acima da linha das janelas do veículo (uma do Brasil e outra da Paraíba), a qual também podem ser adicionadas pelo recurso de plotagem (ou seja, podem ser dois adesivos). Ao lado, o endereço do site da PB Rio Viagens & Turismo, que está em manutenção. A ideia de colocar o site da empresa acima da linha do veículo lembra bem a que tive há um ano atrás quando criei o layout da fictícia Menina dos Sonhos, a qual já tinha visto outros layouts antes e achei interessante o aproveitamento racional do espaço.

Já a pintura de fato é elaborada por meio definitivo, de modo que ela não se desprenda da lataria do veículo e identifique o carro detalhadamente. É usada tinta mesmo. Os veículos deverão inicialmente ser pintados de branco (cor de base), e logo depois receber a pintura colorida. Alguns carros da empresa já estão apenas com a cor de base (a cor branca). Ou seja, estão prontos para receber o novo layout.

Depois da escolha da identidade visual, o que vai acontecer daqui em diante

A Companhia Ideias deverá com essas informações (desde as propostas pela empresa no primeiro post até a escolha do mockup) montar o manual de marca da empresa.

O Blog Desenhos, Imagens e Mensagens vai publicar em uma série especial todas as outras 18 pinturas além dessa, agrupadas em seis posts com três mockups cada um, com os nomes dos autores, cidades, tipologia utilizada e comentários do blog sobre os modelos.

E aqui no blog, a série não vai parar. Ainda vamos ouvir o autor da pintura, Lucas Rodrigues, bem como acompanhar na rua a aplicação do layout. Desde já os agradecimentos a equipe do Blog Ônibus Paraibanos, representada por Paulo Viana, pelo envio dos 19 projetos após a publicação do mockup vencedor, bem como a boa condução e organização do concurso. E desde já em nome da Companhia Ideias gostaríamos de agradecer aos 19 autores pelos projetos bem apresentados e bem conduzidos. Vocês estão de parabéns.

Novos projetos de concorrência criativa, criação de identidades visuais e atividades de design feitos por parceiros, independente do tema, serão bem acolhidos pela Companhia Ideias. Esse foi o primeiro que acolhemos e que venham mais.

E como disse no post anterior, que seja feita a vontade do cliente. Ele escolheu, o visual está aí. Agora é só esperar a nova pintura da empresa PB Rio ganhar as ruas.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *