A nova home do blog – porque todo conteúdo importa

O Blog Josivandro Avelar não mudou a base do seu layout. E ao mesmo tempo sim. Luneta III continua firme e forte. Mas se você chegou até aqui por meio da home, ou seja, a página inicial do blog, você deve ter notado que mudei a estrutura da home. Uma das mudanças mais radicais já feitas aqui no blog, e que muda de certo modo um formato que eu trabalhei durante quase 13 anos. Mas até um blog clássico precisa evoluir, porque todo conteúdo importa. Mesmo aqueles que eu postei há vários anos, por isso, o blog ganhou uma nova home.

Pois então, sai a versão clássica da home, que era aquela que o post mais recente era o primeiro a aparecer, e abaixo dele todos os outros, entra uma nova, mais flexível, mais dinâmica, com mais espaço para tudo: posts, podcast, newsletter, portfólio de artes – que até então não possuía espaço dedicado – e um espaço dedicado aos posts clássicos do blog: todos os por enquanto 4359 posts – e os que mais vierem – vão aparecer na home do blog, de forma randômica.

Eu sempre quis fazer isso. As mudanças começaram na noite de ontem e prosseguiram ao longo do dia de hoje. Agora eu me senti à vontade para fazer, para acompanhar a evolução do formato e fazer uma coisa mais diferenciada. E aí está ela.

Ênfase no conteúdo

O novo formato aproveita justamente a atemporalidade do blog: os posts foram publicados há anos, mas ainda seguem atuais. Ele continua seguindo a ordem cronológica a partir da primeira metade, e na segunda ele ganha novos setores, que são atualizados randomicamente, de modo que a home nunca será a mesma para cada usuário, mesmo que o blog passe um dia sem ser atualizado.

E é claro, pensei também nos dispositivos móveis ao elaborar a nova home. Ela é responsiva.

A nova home também ganha espaços dedicados ao podcast Luneta Sonora – que na página inicial exibe o player do Deezer – e a newsletter A Luneta. Os cabeçalhos linkam com as páginas especiais desses recursos.

O antigo formato do blog pode ser visto aqui.

Novidade: os espaços randômicos

Toda vez que você ver a home do blog, você nunca verá a mesma coisa, pelo menos do meio para baixo. Os setores do portfólio, dos posts sobre redes sociais e dos posts clássicos serão atualizados de modo aleatório, para que o leitor consuma também os conteúdos que já foram ao ar no blog nos anos anteriores, pois muitas dicas são ainda atuais. Sempre ressaltei sobre a qualidade de ser atemporal do blog e contar a história no passado como no presente.

Portfólio de artes com espaço fixo, até que enfim!

O portfólio de artes sempre esteve no ar. Mas nunca era plenamente exibido por causa da falta de espaço, o que agora deixa de ser um problema.

Ele também se atualiza de forma randômica, já que diferente dos posts, eu atualizo os projetos mesmo que eles já tenham entrado no ar há vários anos atrás. É um modo de manter a difusão de um conteúdo que até então reconhecidamente não era tão destacado.

13 anos – e contando – passando na home

O último setor da home é dedicado aos posts clássicos. Toda a trajetória de 13 anos do Blog Josivandro Avelar vai passar por esse setor, que também se atualiza de forma randômica, atualizando toda a trajetória do blog e trazendo posts clássicos para quem ainda não os conhecia. É também um modo do conteúdo rodar de forma constante.

Web stories em destaque

O formato preferido da galera agora conta com espaço fixo no meio da home – bem como na lateral. Além disso, no rodapé passam a ser exibidas as web stories mais vistas, tal como os posts.

Aliás, é claro que a nova home é tema de web story!

Mais alterações

Agora no rodapé passa a ser exibida a timeline do Twitter – visando a necessidade de uma maior difusão dessa mídia em vez da página do Facebook. Ênfase é ênfase…

A versão AMP ganha um rodapé específico, consertando um problema crônico que existia do rodapé aparecer quebrado nesse formato. E aos poucos a página vai se ajustando como um todo.

Versão mobile da nova home do Blog Josivandro Avelar. Fim da descrição.

Vantagens da nova home

De frente, o blog passa a ter menos cara de blog e mais de site. Mas o WordPress permite ser multifacetado: você chamaria o Ônibus Paraibanos hoje de blog? Já foi! E repare que o domínio do blog não exibe essa palavra. Eu poderia deixar de chamar o site pelo nome de blog um dia. Mas não: o meu blog assim eternamente será.

A vantagem da nova home – construída na mesma estrutura já empregada para o próprio Ônibus Paraibanos, UNIBUS RN e Por dentro do RN – é poder modificá-la conforme a necessidade. O que você vê hoje pode não ser igual ao que você verá em alguns meses. Posso mudar setores, adicionar novos recursos, posso fazer o que eu quiser.

E bem, espero que tenham gostado. Aproveite a nova home do Blog Josivandro Avelar. Ela foi feita para valorizar todo o conteúdo que eu construí e sigo construindo. Porque todo conteúdo importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Criando figurinhas no WhatsApp Web Oculte palavras e frases nos comentários do Instagram Como postar fotos com música no Instagram Como mudar o número do telefone no WhatsApp Download automático de mídias no WhatsApp