Image

A mudança, 10 anos depois

10 anos depois da migração do site completados hoje, como você avalia o fluxo do seu trabalho? Como mudar de hospedagem foi essencial para o site se tornar o que ele é hoje?
,

10 anos depois da migração do site completados hoje, como você avalia o fluxo do seu trabalho? Como mudar de hospedagem foi essencial para o site se tornar o que ele é hoje?

Pergunta feita por este editor

Para começar a falar sobre o dia 9 de agosto, começo falando sobre como as coisas mudaram para melhor, apesar de todos os altos e baixos que qualquer projeto sempre tem e sempre vai ter. De como você planeja as coisas para que elas deem certo e seja um projeto que se mantenha estável em todos os momentos. Mudanças são fundamentais para levar os seus projetos a outros patamares, e com o site, era a mudança mais óbvia que poderia acontecer. E avaliando pela questão do tempo que levou do começo de tudo até a migração, quase cinco anos e meio, posso dizer que experiências foram necessárias para se começar, e experiências foram necessárias para avançar.

E essa experiência foi essencial nesse sentido. Era lógico que para crescer, eu não poderia continuar em um blog limitado. Que me deu muitas alegrias e posts históricos, é verdade, mas que quando cresce, precisa de mais espaço e mais recursos, e foi assim que eu corri atrás de viabilizar tudo isso. O resultado é o que você está vendo neste momento, e para quem não acreditou que o site chegaria a um mês nesse formato, cá está o meu site completando 10 anos sendo o que é, dos 15 anos e meio que ele efetivamente tem. Só de valorizar o aspecto idade/experiência eu já sinto que entrei para a história. Mas vendo tudo isso acontecer, tem momentos que você não acredita que você fez aquilo.

Mas eu fiz. E quis fazer isso para melhorar o fluxo do meu trabalho, na certeza de que eu teria as coisas sob meu controle. Hoje eu consigo fazer isso com a tranquilidade de quem não esperava que poderia ir mais além com o que fez lá atrás. Mas a gente pavimenta esse caminho e faz as coisas em um dia de cada vez, porque o que eu mais espero é justamente isso: criar as minhas oportunidades quando as portas se fecham, e aproveitar as oportunidades que surgem quando as portas se abrem. Queria fazer as coisas de uma maneira que pudesse deixar as minhas marcas. No fim, olha onde eu consegui chegar e onde isso tudo ainda vai me levar.

Afinal de contas, mudanças não acontecem da noite para o dia. Elas ainda estão acontecendo, e em um ritmo intenso que você precisa acompanhar, senão você perde o ritmo. E da mesma maneira que eu contei histórias incríveis no começo de tudo, ainda nos tempos de Blogger, contei, como sigo contando ainda mais histórias na atual plataforma do site. Sei do tamanho das responsabilidades que só crescem a cada dia. E sei que eu preciso estar preparado para os desafios que se acumulam conforme você cresce. Porque o momento em que tudo começou não foi uma missão cumprida: era o início de voos ainda maiores.

O site precisava desse respiro. Porque ele ainda era um blog, e ainda tratei como um blog nesses últimos anos, mesmo depois da mudança de hospedagem. Ele se transformou em um site ao longo dos anos, e muita coisa foi necessária para que o meu projeto transitasse praticamente por todos os estilos de comunicação na Internet. Não para menos, essa experiência, que começou um pouquinho antes, mas que de forma efetiva, completa 10 anos hoje, foi essencial para que outros projetos, de amigos que viram esse sonho acontecer, criassem vida própria. Provei que era possível e isso me deixa bastante grato pelo que eu aprendi e pelo que eu sigo aprendendo.

Mudar sempre será essencial, porque não se consegue sair do lugar se você faz as mesmas coisas, e resiste a aprender uma coisa nova. Você precisa fazer alguma coisa que faça com que você reaprenda tudo de novo se for necessário. E é assim que eu lido com esses 10 anos de site auto hospedado: já mudei uma vez de domínio, já mudei uma vez de empresa de hospedagem, a plataforma foi atualizada várias vezes, sempre surgem coisas novas, e assim a gente acompanha tudo isso, porque precisa acompanhar as tendências, e mantém o seu projeto no ritmo das coisas como elas devem ser. Porque é isso que importa.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo