Image

A mídia e as questões locais

Em que medida você confia nas notícias veiculadas pela mídia sobre eventos e questões locais?
, ,

Em que medida você confia nas notícias veiculadas pela mídia sobre eventos e questões locais?

Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim

Eu quero focar no “local do local”, ou seja, como a mídia noticia algumas coisas que acontecem aqui pela área, afinal de contas, eu vou sempre ter a minha queixa com a mídia local. Não se trata de esconder os problemas inerentes a tudo o que acontece na cidade toda, e sim como quem representa a mídia local noticia os fatos.

Afinal, é sempre assim: por mais que muitos sejam da cidade, parecem não a conhecer. E muitas vezes falam coisas que não sabem, nem sequer perguntam a quem tem experiência, vivência, enfim, afirmam sem conhecer direito a nossa dinâmica e a nossa vida. Assim eu respondo à pergunta: não consigo confiar.

Uma coisa precisa ser esclarecida: não é a mídia que resolve os problemas de uma comunidade bastando pegar uma câmera e filmar um buraco na rua. Ela apenas divulga na ausência do conhecimento das pessoas dos canais oficiais para realmente se resolver os problemas, mas não estimula a divulgação desses canais caso eles existam.

E essa mistura nem sempre é legal, pois muitos profissionais de comunicação que cobram dos políticos terminam se tornando políticos, e muitas vezes eles não gostam de ser cobrados da mesma forma por causa da suposta popularidade que conquistaram nos veículos profissionais, e como se sabe, os veículos de comunicação locais tratam as questões locais de forma precária e com uma visão fechada.

Os próprios veículos de comunicação seguem tratando os bairros de João Pessoa como cidades à parte, em vez de parte da cidade. Eu acho que eu já tratei desse raciocínio outra vez (foi na pergunta anterior). Eu falo sobre autocrítica, e espero que entendam que não se trata apenas da crítica de um trabalho, e sim que é necessário entender o público com o qual você trabalha.

É na mídia, é em qualquer lugar. E eu já acho que faço muito com pouco, e não quero fazer qualquer coisa. Cá estou eu trabalhando com comunicação e arte aqui do Varjão, aliando uma coisa com a outra, e provocando a reflexão das pessoas de todo o planeta com palavras e traços de desenho.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 138: Mídia Kit de Social Media e Redação
  2. Luneta Sonora 137: Histórias e pilares de uma semana intensa
  3. Luneta Sonora 136: Brigando com os algoritmos
  4. Luneta Sonora 135: Desenha e fala, aproveita o tempo
  5. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  6. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.