Como a mídia local influencia a vida da comunidade em que você vive?
Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim
A relação entre mídia e comunidade eu posso definir como uma relação complicada e muitas vezes unilateral. Algumas pessoas entendem a mídia como aquela que está do seu lado para mostrar os problemas da comunidade, mas para mim não é bem assim. E como eu posso falar isso? Como um profissional de comunicação.
Muitas vezes a mídia nos estigmatizou como comunidade. E até hoje insiste nesse caminho fadado ao fracasso, porque a realidade vai além do que se vê. Os problemas que acontecem aqui, principalmente relacionados a violência, acontecem em todos os lugares, mas não somos responsáveis pelos atos de alguns poucos, e esses poucos não falam e não agem por todos.
A mídia muitas vezes orienta o que as pessoas devem pensar em relação a dinâmica de uma cidade. Só que a cidade é um organismo vivo onde cada bairro tem a sua vida social e econômica próprias. No post da quinta-feira sobre interação em comunidade, falei que as mudanças que acontecem nas comunidades, principalmente nesses aspectos econômicos e sociais, incomodam.
E a visão que muita gente tem de onde eu moro, construída pela mídia, principalmente nos últimos 20, 30 anos, precisa mudar, justamente porque não estamos mais no século passado, justamente porque existimos. Temos o direito de evoluir e se entender como parte da cidade, e não uma cidade a parte.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: