Em que medida você confia nas notícias veiculadas pela mídia sobre eventos e questões locais?
Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim
Eu quero focar no “local do local”, ou seja, como a mídia noticia algumas coisas que acontecem aqui pela área, afinal de contas, eu vou sempre ter a minha queixa com a mídia local. Não se trata de esconder os problemas inerentes a tudo o que acontece na cidade toda, e sim como quem representa a mídia local noticia os fatos.
Afinal, é sempre assim: por mais que muitos sejam da cidade, parecem não a conhecer. E muitas vezes falam coisas que não sabem, nem sequer perguntam a quem tem experiência, vivência, enfim, afirmam sem conhecer direito a nossa dinâmica e a nossa vida. Assim eu respondo à pergunta: não consigo confiar.
Uma coisa precisa ser esclarecida: não é a mídia que resolve os problemas de uma comunidade bastando pegar uma câmera e filmar um buraco na rua. Ela apenas divulga na ausência do conhecimento das pessoas dos canais oficiais para realmente se resolver os problemas, mas não estimula a divulgação desses canais caso eles existam.
E essa mistura nem sempre é legal, pois muitos profissionais de comunicação que cobram dos políticos terminam se tornando políticos, e muitas vezes eles não gostam de ser cobrados da mesma forma por causa da suposta popularidade que conquistaram nos veículos profissionais, e como se sabe, os veículos de comunicação locais tratam as questões locais de forma precária e com uma visão fechada.
Os próprios veículos de comunicação seguem tratando os bairros de João Pessoa como cidades à parte, em vez de parte da cidade. Eu acho que eu já tratei desse raciocínio outra vez (foi na pergunta anterior). Eu falo sobre autocrítica, e espero que entendam que não se trata apenas da crítica de um trabalho, e sim que é necessário entender o público com o qual você trabalha.
É na mídia, é em qualquer lugar. E eu já acho que faço muito com pouco, e não quero fazer qualquer coisa. Cá estou eu trabalhando com comunicação e arte aqui do Varjão, aliando uma coisa com a outra, e provocando a reflexão das pessoas de todo o planeta com palavras e traços de desenho.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: