Image

A escolha dos temas da semana

Como são escolhidos os temas do Conhecendo Você atualmente? São aleatórios ou tem todo um plano para uma determinada semana?

Como são escolhidos os temas do Conhecendo Você atualmente? São aleatórios ou tem todo um plano para uma determinada semana?

Pergunta feita por este editor

Tem temas que são aleatórios. Outros eu amadureço para poder transformar em temas da semana. Não existe um critério para definir os temas que vão ao ar, mas alguns são organizados, como no caso das festas juninas, que poderia ter sido na terceira semana de junho, mas foi na última porque o domingo daquela semana começou no dia 23 de junho, véspera de São João, e terminou no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Para mim, faria sentido tratar do tema das festas juninas em duas datas-chave do que na semana anterior. É o mesmo caso deste tema sobre o Conhecendo Você, que eu escolhi tratar na semana 52 do tema, e como se sabe, um ano tem 52 semanas. E assim vai ser nos múltiplos de 52 ou na data exata de quando tudo começou.

Os temas do Conhecendo Você estão dentro do tripé do site: arte, cidade e comunicação. Tratam sobre coisas que tem a ver com a minha vida, bem como eu aproveito para compartilhar, por exemplo, dicas profissionais da minha carreira, até lembrando que eu sou formado em Publicidade e Propaganda e utilizo o site como uma ferramenta de exibição dos trabalhos profissionais, justamente como um modo de mostrar para o mercado que eu estou aqui. Trago também o meu conhecimento sobre a dinâmica da minha cidade, baseado nas caminhadas que eu já fiz e ainda faço, dos mapas que eu leio desde criança, das minhas observações quase que diárias sobre praticamente tudo e em que eu posso ajudar para melhorar, entre outras coisas sobre a cidade que a cidade muitas vezes não conhece.

E os temas que eu posso tratar podem incluir vez ou outra temas relacionados ao meu bem-estar baseado em vivências pessoais, como por exemplo sobre ansiedade, trabalho noturno, que eu poderia enquadrar como coisas das pessoas da cidade, quando eu quero atingir uma coletividade. A ansiedade, por exemplo, atinge muitas pessoas que se sentem muitas vezes pressionadas a mostrar resultados e é um mal da sociedade moderna. É sobre as coisas que eu já passei. Além disso, gosto de falar um pouco sobre aspectos de trabalho para pessoas que se identificam com o que eu faço, que produzem melhor de noite, em home office, em busca de outros trabalhos que eu possa fazer para as pessoas. Afinal, o que eu faço muita gente faz, e a gente quer compartilhar conhecimento sobre o trabalho noturno, home office, essas coisas.

A dinâmica de arte diz respeito as artes que eu faço, ao mesmo tempo que eu posso falar sobre design e identidade visual, sabendo que se tratam de duas coisas diferentes, mas que uma coisa vai levar a outra justamente porque eu trabalho com artes digitais e escolha das paletas de cores certas para um determinado desenho. Quando eu consigo transitar melhor entre esses dois mundos, entre a arte digital e o design de marcas, eu consigo entender melhor a percepção que uma marca passa para as pessoas. E eu quero transmitir isso para os leitores. A melhor maneira de fazer isso é como se eu estivesse numa palestra, numa conversa no terraço, com café na mesa, de preferência. Para todos os aspectos, para todas as verticais, para que o leitor entenda melhor cada detalhe dos assuntos que eu trato semanalmente no Conhecendo Você.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.