A DEMANDA CRESCEU

Em atividade desde 1º de novembro de 2004, a linha 5204 (Cristo/Manaíra Shopping) foi criada para atender uma antiga reinvidicação dos moradores dos bairros Cristo e Rangel de ter a sua linha até a região dos bairros de Tambaú e Manaíra. Composta por seis veículos, três grandes e três midis climatizados. A linha 5204 é a união dos itinerários de 204 (Cristo) e 511 (Tambaú/Manaíra Shopping).

Só que o problema dessa linha é de demanda: é muita gente para poucos ônibus. Nos horários de pico, ou melhor, entre 6 e 7 da manhã e 17 e 18 horas vários ônibus da linha 5204 ficam lotados. E alguns atrasam. Até mesmo os ônibus opcionais da mesma, que por serem climatizados cobram 20 centavos a mais do que a tarifa normal também lotam muito, mais do que qualquer outra linha que tenha ônibus opcional. Não é para menos que isso tudo gera reclamação dos passageiros. Ou seja, a linha precisa melhorar. Ou colocam-se mais ônibus, um ou dois, ou coloca-se outra linha para reforçá-la. Hoje usei a linha para voltar para casa após sair do Lyceu, e num ônibus opcional. Era gente demais num carro tão pequeno. Só pegando essa linha de 17h45 para entender o que é um ônibus lotado.

E só para vocês terem uma ideia do que estou falando, a linha 5204 faz, como disse, o itinerário de duas linhas, 204 e 511. A linha 204 tem seis veículos e a linha 511, nove (ou dez). Todos convencionais. E enquanto a linha 5204 têm ônibus de 25 em 25 minutos entre um veículo e outro, o intervalo da linha 204 é de 15 em 15. E o da linha 511, de 5 em 5.

O melhor a se fazer agora é conseguir soluções para esse problema, pois essa é a única linha do bairro que faz esse percurso por bairros como Tambaú e Manaíra (enquanto no vizinho bairro de Cruz das Armas existem três), e dela depende a mobilidade de quem estuda ou trabalha em bairros como Tambaú e Manaíra ou mesmo na Epitácio, já que a linha passa em locais aonde as linhas Mangabeira-Cristo-Epitácio não passam. E três convencionais para uma linha com tamanha importância como essa é pouco.

Compartilhe este post