Todos os anos, a Pantone Color Institute elege a cor do ano. Em 2021, foi uma combinação de amarelo com cinza, lembra? Neste ano, um tom de roxo traz uma mensagem sobre mudanças, transição, metaverso, essas coisas que você já deve ter ouvido falar e que consolidam o que pode ser uma tendência. Pode ser.
A cor do ano de 2022 se chama Very Peri, nas palavras da Pantone na apresentação da cor do ano,“uma nova cor cuja presença corajosa estimula a criatividade e a inventividade pessoais“. É um roxo puxado para azul, pelo menos isso eu enxerguei na escala de cores na criação das artes de mídia social – bem como da web story que você confere no final deste post.
De fato, a cor está mais puxada para o azul do que para o vermelho que geralmente caracteriza a cor roxa, violeta, púrpura, como você queira definir. Novamente nas palavras da Pantone, “nos ajuda a abraçar esta paisagem alterada de possibilidades, abrindo-nos para uma nova visão enquanto reescrevemos nossas vidas. Reacendendo a gratidão por algumas das qualidades que o azul representa, complementadas por uma nova perspectiva que ressoa hoje“.
Sinergia digital
A Pantone ainda define essa cor como um tom que representa transição entre o momento que estamos saindo – de uma pandemia – para uma nova realidade. Mas que nova realidade seria essa? O caminho está em algo que pode ser popular. Ou não.
Sim, essa realidade também passa pelo metaverso – aí está ele de novo – com as tendências do mundo digital – ou seria uma realidade paralela ou aquela que nós sonhamos ter? – transpassando para o físico.
A apresentação que você confere na web story abaixo é justamente o que eu também apresentei nas mídias sociais. Essa apresentação foi feita no tom da cor do ano, afinal você tem que representar a cor à caráter.
Roxo. Puxado para azul. E que representa o estímulo da criatividade, pois é isso que tanto precisamos agora. Trazendo um pouco de vermelho-violeta. Esse é o tom que sinaliza a imaginação e da transição para uma nova realidade.