A CONSTITUIÇÃO DA LAMPADINHA- PARTE 4: TIPOLOGIA

Um dos tópicos prontos da constituição da lampadinha, ou melhor dizendo, o Manual de Identidade Visual da Companhia Ideias, é a tipologia a ser empregada. É uma bem conhecida que está disponível em todos os computadores a partir do Word 2007 e que adotei-a quando fazia os primeiros documentos no computador de casa. E como disse no post “Candara Size 11” há exatamente um ano atrás…

A fonte Candara é a minha identidade gráfica e virtual e eu não hei de mudar de fonte tão cedo. Como a uso desde 2008, desde antes de o computador ter internet conectada, fui mexendo nas fontes e descobri essa. Depois comecei a aplicar nas mais diversas possibilidades, e a primeira delas foi quando criei o meu MSN. Desde que eu tenho MSN eu nunca troquei de fonte. E nunca usei nem vou usar Comic Sans. Sempre usei Candara.

A Candara virou desde então a minha tipologia preferida, e por consequência, minha identidade. A vantagem da utilização dessa tipologia é que ela pode ser encontrada na maioria dos computadores – se você tem no seu computador o Microsoft Office a partir do 2007, você tem essa tipologia.

Uma breve definição sobre o que é Candara na Wikipedia (já cheguei a postar tal definição em um dos posts do primeiro aniversário do blog):

Candara é um tipo de letra sem serifa e humanista a qual vem incluída com o Microsoft Windows Vista, Microsoft Office 2007 e seus visualizadores. As passadas verticais do tipo Candara mostram um entalhe gracioso nas hastes, altas ramificações nas caixas baixas, largas aberturas em todas as formas abertas e curvas originais em diagonais. A textura resultante é viva, mas não intrusiva, e resulta em um texto amigável e fácil de ler.

Desde que descobri essa tipologia no meu computador, passei a usar em tudo – documentos do blog, texto da própria página (isso só foi possível porque o blog utiliza o Windows Live Writer, e na composição do post pode ser empregada a tipologia que você quiser), MSN, logotipo da Companhia Ideias e do Blog Josivandro Avelar, etc, etc, etc, tudo é Candara.

A única marca do portfólio da Companhia Ideias que não usa Candara em sua composição é a da Menina dos Sonhos (o desenvolvimento dessa marca em específico merece outra série a respeito, e vamos pensar nisso depois). A marca virtual de transporte usa a tipologia manuscrita Burst My Bubble, a qual foi adotada em 2009 como um modo de tornar a marca mais leve e descolada. E para que fique bem claro, essa tipologia é diferente da Comic Sans. Em um eventual manual de identidade da marca Menina dos Sonhos, a utilização da Comic Sans constaria no item dos elementos proibidos de serem utilizados na composição da marca.

Menina dos Sonhos, único logotipo do portfólio da Companhia Ideias que não usa a tipologia Candara como fonte principal. Usa a tipologia manuscrita Burst My Bubble.

No manual de identidade da Companhia Ideias, são colocados os caracteres que compõem Candara:

Especificação da tipologia da Companhia Ideias.

No próximo post, mostraremos como aplicar todo esse pacote visual apresentado nesta série em materiais de uso da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

100 histórias A mudança das cores do WhatsApp Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos Celulares onde o WhatsApp vai parar de funcionar Como funciona a verificação de contas no Instagram Como aparecer na pesquisa do Instagram Lista Telefônica é da sua época? Onde o WhatsApp vai parar de funcionar O Instagram bugou de novo! Ouvindo áudio antes de postar no WhatsApp Web Política de privacidade do WhatsApp ajustada para o Brasil Instagram dá fim ao “arrasta para cima”