A CONSTITUIÇÃO DA LAMPADINHA- PARTE 3: MARCA

O principal elemento de identidade da Companhia Ideias é a sua marca – a lampadinha. Já houve quem quisesse mudar a lâmpada por achá-la simples demais – mas essa é a finalidade da marca: ser simples e usual. Tanto que perderia completamente a maleabilidade de uso se ganhasse volume ou degradês, por exemplo.

Tanto é que, a composição da marca – criada em 3 de novembro de 2010 e cuja composição atual foi desenvolvida no dia 20 de novembro de 2010 – permite que ela seja aplicada em diversas cores.

Amarelo e vermelho. Verde-lua CMYK.

Isso possibilita associar a identidade da CI com a da anunciante, por exemplo. Vários slides que criei para as apresentações da CI tem as cores do contexto do tema que se quer utilizar. Daí porque tem que ser daquele formato – simples e sem muitas complicações.

O manual de identidade da Companhia Ideias possui a especificação de porque a CI adota a lâmpada sorridente como logotipo (e isso foi postado na parte 1 da série, mas não custa nada repetir):

A lâmpada significa a ação da ideia. O desenho em linha simples, sem relevos, representa a simplicidade dessa ideia, uma coisa que não precisa ser muito elaborada para ser uma grande ideia. O sorriso dentro dela (a carinha) representa a satisfação da Companhia Ideias em fazer o que gosta: criar soluções que possam ser funcionais e marcantes ao mesmo tempo.

Além disso, apesar da marca da Companhia Ideias ter um padrão institucional, ela é maleável. A intenção do logotipo é adaptar-se ao ambiente, deixando-o com mil possibilidades de combinações de cores. Ela nunca será a mesma coisa.

E delimita como a marca deve ser composta, com medição e tudo. Mas principalmente como ela não deve ser composta. Como? Em não se tendo o manual de identidade, muitas vezes a marca aparece de tudo o que é jeito, e ele existe justamente para deixar claro como a marca não deve ser desenhada. Tudo tem uma ordem, e ela deve ser obedecida – se não o pessoal do design da empresa entra em colapso nervoso…

Aplicações não recomendadas da marca da Companhia Ideias.

E essa sequência precisa obedecer a um esquema de cores institucionais (como a empresa se apresenta por si mesma) – as cores da CI são verde, azul, cinza e branco – não podem ser qualquer tom de verde, azul, cinza e branco – tem que ser essas, estão expressas no manual de identidade em três escalas de cor: RGB, CMYK e hexadecimal, conforme mostra esta tabela:

Paleta de cores da Companhia Ideias.

Mas essa sequência pode ser qualquer uma a depender da peça do solicitante, e isso é o segredo da marca: a maleabilidade, a adaptação a qualquer ambiente. Por exemplo, sua marca quer fazer uma peça com a Companhia Ideias e seu logotipo é azul e amarelo. A gente faz a marca da Companhia Ideias ficar azul e amarela para se adequar a sua peça.

No próximo post, mostraremos tipologia. Essa mesma forma de letra a qual você lê o post deste blog. E que, evidentemente, compõe a identidade da Companhia Ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vem aí um novo jeito de ouvir áudios no WhatsApp Reorganizar o feed do Instagram? Um dia será possível Importando conversas do WhatsApp do iOS para Android Como colocar capa nos destaques dos stories do Instagram Instagram vai mudar apresentação do feed inicial