De que maneira a arte pode ser uma ferramenta eficaz para abordar questões sociais e promover a conscientização na comunidade?
Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim
A arte é como um escape, é como uma voz, um grito e uma expressão. A arte como ferramenta pode ser eficaz para muita coisa em termos de conscientização na comunidade, principalmente porque ela é uma voz que não escapa de ser ouvida. Ela está lá, ninguém pode ignorar.
De tantas formas que a arte pode tomar, a de ser voz e retrato para uma comunidade que precisa se fazer ouvir é a maior delas, ainda mais quando muitas vezes essas vozes são silenciadas pela discriminação de quem não conhece a comunidade como ela é.
Mas a arte não pode ser simplesmente ignorada. Ela chama atenção, desperta sentimentos, traz sensações. E vem de onde as pessoas menos esperam que venham.
Essa é a essência e a graça da arte, principalmente quando ela é a ferramenta de expressão das comunidades que o sistema em todas as suas formas quer silenciar. Mas a arte sempre há de gritar por aqueles que ninguém quer ouvir.
E assim a arte se torna a ferramenta de conscientização mais eficaz que existe para a comunidade.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: