- João Pessoa: R$ 1,80
- Cabedelo: R$ 2,00
- Bayeux: R$ 1,50 (Circular SESI: R$ 1,00)
- Conde: R$ 1,80 (ou mais do que isso)
- Santa Rita: R$ 2,00 (estimativa)
Vamos exemplificar melhor como vai funcionar: Supomos que você mora em Cabedelo e trabalha em João Pessoa. A tarifa urbana dos ônibus de Cabedelo é de R$ 2,00. Você paga esse valor no primeiro ônibus, da ida, e ao chegar ao segundo ônibus, você irá pagar a metade da tarifa de João Pessoa, que é de R$ 1,80, ou seja, você só vai pagar R$ 0,90 no segundo ônibus em João Pessoa. Ao sair do trabalho, ele pega um ônibus em João Pessoa, pagando a passagem inteira, R$ 1,80. E ao pegar o ônibus que o leva para casa em Cabedelo, paga a metade da passagem desta cidade, ou seja, paga apenas R$ 1,00. Ele gasta por dia hoje R$ 7,60, e se assim for a integração metropolitana, vai gastar a partir de maio R$ 6,30, ou seja, economizaria por dia R$ 1,30.
Simplificando, você paga a tarifa inteira de uma cidade e ao pegar o segundo ônibus, pagará a metade da tarifa da cidade vizinha. E o estudante paga a metade da metade no segundo ônibus.
O que você achou da proposta da integração metropolitana? Use o me avalie (que é quase um mini-placar) para expressar a sua opinião sobre o assunto, dizendo se você gostou ou não gostou da proposta.
Ainda voltarei a tratar do assunto após a postagem 100. Ainda propuseram um “metrô de superfície” que nada mais é que o trem da CBTU, só que integrado aos ônibus. Aliás, esse assunto vai render várias matérias e conversas neste blog.